sábado, 30 de julho de 2011

DINHEIRO TRAZ FELICIDADE

Ao ouvirmos tal afirmação,sempre vêm em nosso pesamento,algumas frases?dinheiro não traz felicidade!mas manda buscar."Dinheiro é bom no bolso."Quem têm dinheiro têm tudo".É dai por diante.Sendo assim!o que está afirmação,vem falar ao meu coração,como que eu lindo com a questão,do dinheiro,qual a importância dele em minha vida.No decorrer de nossa caminhada,precisamos fazer estás indagações pois até então,como lidar com está questão.
Temos duas formas de olharmos:Primeiro ponto?Sobre a ótica do mundo.Segundo ponto?sobre a ótica do Espírito Santo de Deus.Em relação a primeira sabemos,que poderíamos enumera diversas,como O Prazer,Poder,Autoritarismo,Querer sempre mais,é por ai a fora.
Pois é bom lembrar-nos que a sagrada escritura nos adiverte:
9.Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.(Ap 12)

No catecismo da Igreja católica encontramos:

26.1 "Avaro não se farta de dinheiro"

§2536 O décimo mandamento proíbe a avidez e o desejo de uma apropriação desmedida dos bens terrenos; proíbe a cupidez desmedida nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder. Proíbe ainda o desejo de cometer uma injustiça pela qual se prejudicaria o próximo em seus bens temporais:

Quando a Lei nos diz: "Não cobiçarás", ordena-nos, em outros termos, que afastemos nossos desejos de tudo aquilo que não nos pertence. Pois a sede dos bens do próximo é imensa, infinita e nunca saciada, como está escrito: "Quem ama o dinheiro nunca se de dinheiro" (Ecl 5,9).

D.26.2 Idolatria e culto do dinheiro

§2113 A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.

§2172 O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus "retomou o fôlego" no sétimo dia (Ex 31,17), também o homem deve "folgar" e deixar que os outros, sobretudo os pobres, "retomem fôlego". O sábado faz cessar os trabalhos cotidianos e concede uma pausa. E um dia de protesto contra as escravidões do trabalho e o culto do dinheiro

§2424 Uma teoria que faz do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica é moralmente inaceitável. O apetite desordenado pelo dinheiro não deixa de produzir seus efeitos perversos. Ele é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social.

Um sistema que "sacrifica os direitos fundamentais das pessoas e dos grupos à organização coletiva da produção" é contrário à dignidade do homem. Toda prática que reduz as pessoas a não serem mais que meros meios que têm em vista o lucro escraviza o homem, conduz a idolatria do dinheiro e contribui para difundir o ateísmo. "Não podeis servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24; Lc 16,13).

D.26.3 Proibição de empréstimo a juros

§2449 Já no Antigo Testamento, todas as medidas jurídicas (ano de perdão, proibição de empréstimo a juros e da manutenção de penhora, obrigação do dízimo, pagamento cotidiano ao trabalhador diarista, direito de rebusca nas vinhas e respiga nos campos) são uma resposta à exortação do Deuteronômio:

"Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor de teu irmão que é humilhado e pobre em tua terra" (Dt 15,11). Jesus faz suas essas palavras:

"Sempre tereis pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis" (Jo 12,8). Dessa forma, ele não deixa caducar a veemência dos oráculos antigos contra aqueles que "compram o fraco com prata e o indigente por um par de sandálias..." (Am 8,6), mas Ele nos convida a reconhecer sua presença nos pobres, que são seus irmãos:

No dia em que sua mãe a repreendeu por manter em casa pobres e doentes, Santa Rosa de Lima lhe replicou: "Quando servimos aos pobres e doentes, servimos a Jesus. Não nos devemos cansar de ajudar o próximo, porque neles é a Jesus que servimos".

D.26.4 Simonia

§2121 A simonia é definida como a compra ou a venda de realidades espirituais. A Simão, o mago, que queria comprar o poder espiritual que via em ação nos Apóstolos, Pedro responde: "Pereça o teu dinheiro, e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus" (At 8,20). Desta maneira, Pedro obedecia à Palavra de Jesus: "De graça rece-1 bestes, dai de graça" (Mt 10,8). É impossível apropriar-se dos bens espirituais e comportar-se em relação a eles como um possuidor ou um dono, pois a fonte deles é Deus. Só se pode recebê-los gratuitamente dele.

Sobre a segunda ótica,teremos como ponto de partida,a palavra de Deus,na qual todos nos devemos,pautar nossas vidas.Assim vamos,ouvir Deus falar conosco:

4.Abrão partiu, como o SENHOR lhe havia dito, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos ao partir de Harã.
5.Ele levou consigo sua mulher Sarai, o sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, além dos escravos que haviam adquirido em Harã. Assim partiram rumo à terra de Canaã, e ali chegaram.(Gn 12)

Já no princípio Abrão nos mostra,o desapego dos bens pois,o texto diz que ele tinha bens.
Salomão também teve a oportunidade de si farta,poderíamos assim dizer,no entanto,nos ensina ao contrário ouçamos:

7.Agora, SENHOR, meu Deus, fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar.
8.Teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular.
9.Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
10.Este pedido de Salomão agradou ao SENHOR.
11.Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça,
12.vou satisfazer o teu pedido. Dou-te um coração sábio e inteligente, de modo que não houve teu igual antes de ti, nem haverá depois de ti.
13.E dou-te também o que não pediste: as riquezas e a glória, de tal modo que não haverá teu igual entre os reis durante toda a tua vida.
14.E se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos e mandamentos, a exemplo de Davi, teu pai, eu te darei uma longa vida”.
15.Então Salomão despertou e compreendeu que era um sonho. Chegando a Jerusalém, pôs-se diante da arca da Aliança, ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão, e ofereceu um banquete a todos os seus servos.(IRs 3)

Só que depois sabemos,Salomão não foi fiel a Deus.

Nosso Senhor Jesus Cristo chega a determinar:

19.“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam.
20.Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam.
21.Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.(Mt 6)

No inicio do cristianismo temos o modelo de comunidade crista?

32.A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33.Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça † de Deus.
34.Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35.e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
36.Assim fez José, que os apóstolos chamavam de Barnabé ( que significa “filho da consolação” ). Era levita, natural de Chipre.
37.Ele possuía um campo, vendeu-o e depositou o dinheiro aos pés dos apóstolos.(At 4)

A corrupção também queria fazer parti,daquela comunidade de Fé,porem Deus como sempre si manifesta,na historia ouçamos:

1.Ora, um homem chamado Ananias, junto com sua mulher Safira, vendeu sua propriedade,
2.mas, com o conhecimento da mulher, ficou com uma parte do dinheiro e depositou só uma parcela aos pés dos apóstolos.
3.Então, Pedro disse: “Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mintas ao Espírito Santo e retenhas uma parte do preço da propriedade?
4.Ficando como estava, não permaneceria tua? E vendendo-a, o dinheiro não ficaria teu? Como pôde tal coisa passar por tua cabeça? Não é a homens que mentiste, mas a Deus”.
5.Ao ouvir essas palavras, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ficaram sabendo.
6.Vieram então os jovens para envolver o corpo e o levaram à sepultura.
7.Umas três horas depois, entrou sua mulher, sem saber do acontecido.
8.Pedro lhe dirigiu a palavra: “Foi por essa quantia mesmo que vendeste a propriedade?” Ela confirmou: “Sim, foi”.
9.Pedro replicou: “Por que combinastes pôr à prova o Espírito Santo? Olha, os pés dos que enterraram teu marido estão à porta para levar a ti também!”
10.No mesmo instante, ela caiu morta diante de seus pés. Ao entrarem, os jovens a encontraram morta e levaram-na para sepultá-la junto do marido.
11.Grande temor apoderou-se de toda a Igreja e de todos os que ficaram sabendo do acontecido.(At 5)

São Paulo também nos exorta:
7.Com efeito, não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma.
8.Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos contentes.
9.Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham os homens na ruína e perdição.
10.Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos.(ITm 6)

17.Ordena aos ricos deste mundo que rejeitem o orgulho e não ponham sua esperança na riqueza incerta, mas em Deus que nos provê abundantemente de tudo para nosso bom uso.
18.Ordena-lhes, ainda, que façam o bem e se enriqueçam de boas obras, que sejam prontos para dar e generosos.
19.Assim acumularão para si mesmos um valioso tesouro para o futuro, a fim de obterem a vida verdadeira.



São João também nos lembra:
15.Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16.Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo.
17.Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.(IJo 2)

São Paulo mostra-nos como viver,é como e gratificante a partilha.
10.Muito me alegrei no Senhor, porque, afinal, refloresceu vossa solicitude por mim. Na verdade, tínheis essa solicitude, mas não tínheis ocasião de manifestá-la.
11.Não digo isso por estar passando necessidade. Pois aprendi a me bastar em qualquer situação.
12.Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta.
13.Tudo posso naquele que me dá força.
14.No entanto, fizestes bem em querer compartilhar as minhas dificuldades.
15.Filipenses, bem sabeis que, nos começos da pregação do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja, a não ser a vossa, quis movimentar comigo uma conta de débitos e créditos.
16.Estando eu em Tessalônica, mais de uma vez me enviastes o de que eu tinha necessidade.
17.Não que eu esteja desejando os vossos donativos; ao contrário, eu desejo o fruto que aumente o vosso haver.
18.Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até demais, depois que recebi de Epafrodito as vossas ofertas. Elas são como um suave perfume, um sacrifício aceito e agradável a Deus.
19.O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.
20.Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém.(Fl 4)

Mediante a tudo isto,peçamos ao Espírito Santo de Deus,que possamos deixar sermos guiados,pela sua palavra,é poder dizer que a felicidade esta em Cristo.Dentro deste contexto da partilha finalizo com uma,exortação de São João:
17.Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?(IJo 3)


quarta-feira, 20 de julho de 2011

PHN-2011

Partindo deste princípio,abro espaço para que meu Filho João Henrique possa partilhar conosco,sua Experiência neste encontro voltado aos jovens partindo da Exortação de São Paulo:
(Efésios 6,1-4):
1.Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto é de justiça.
2.“Honra teu pai e tua mãe” — este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa —
3.“a fim de que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra”.
4.E vós, pais, não provoqueis revolta nos vossos filhos; antes, educai-os com uma pedagogia inspirada no Senhor.

Venho através desta partilhar com todos os irmão e irmãs sobre minha Experiência sobre o acampamento PHN(Por Hoje Não Vou Mais Pecar)
Antes de viajarmos bateu em mim uma indecisão vou ou não vou?Receberá uma notícia na qual a caravana que partirá de minha cidade(Santos Dumont-MG) não iria mais,então apareceu-me um amigo e me convidou para ir com ele e a mãe dele falei que sim.Depois de alguns dias,pegamos o ônibus sexta-feira a noite para chegarmos na Canção Nova de madrugada.Chegando lá desfizemos a mala e fomos para Canção Nova na hora não tiverá muita coisa no momento apenas um Show com o Saxofonista Brais Oss.
No dia seguinte fomos cedo para Canção Nova estava tendo uma pregação com o Dunga no qual ele falava um pouco sobre o que era o PHN com várias apresentações de pessoa importantes como Eros Biondini,Reginaldo lopes entre outros.
Tivemos momentos de descontração com uma galera animada e nossos novos amigos tirando fotos,brincando uns com os outros e etc...
Mas para mim o momento que mais me tocou no fundo foi uma palestra com o Pe.Fabrício sua pregação me fez ver o que e ser uma pessoa iluminada com o Espírito Santo de Deus,ele mostrou a todos a li presentes que é possível sim combater o mal que vive em nossa volta,senti ali então a presença de que alguém nos protejera de todo mal,não sei ao certo o que significava no momento,mais depois sozinho no quarto da pousada me fez refletir um pouco sobre o que ele disse então percebi que ele queria nos mostra e fazer com que nós jovens pudéssemos entregar-nos para Deus e para que possamos receber o Espírito Santo de Deus.
Foi sim para "mim" o momento em que senti o que estava fazendo ali naquele acampamento,Deus permitiu que eu fosse no acampamento para me mostrar o que estava fazendo de errado,há muito tempo não queria ir na Igreja achava que ficar em casa era a melhor coisa,mas nesse acampamento vi que o melhor é estar na presença de Deus seja ela qual for,se estiver sozinho,na missa,ou em outro lugar.
O que mais me chamou a atenção foi uma colocação do Dunga quando ele falou que quando voltassemos para nossas casas possamos dizer aos nossos pais:"Desculpe-me o Transtorno estou em fase de construção".Isso tocou muitos jovens lá presentes ele veio falar sobre o que tinhamos ou estávamos fazendo em casa,e deixando nossos pais preocupados,eu mesmo fiz isso assim que cheguei,era de madrugada,abracei meus pais e lhes disse:"Desculpe-me o transtorno estou em fase de construção".Meu Coração se alegrou ao falar aquilo pois me senti que me livrará de um peso da minha mente.
Agora sei e sinto o porque precisava de ir neste acampamento.Primeiro me reencontrar com Deus permitir que ele possa me guiar daqui em diante e segundo pensar nos erros que cometerá com todos em minha volta principalmente minha família aqui peço desculpas e repito:"Estou em fase de Construção".
João Henrique de Oliveira Silva
Santos Dumont Quarta-Feira 20 de Julho de 2011

Sendo assim depois Deste depoimento de meu Filho João Henrique,só me resta pedir a Deus Pai,que através de seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo e a força consoladora do Espírito santo de Deus,ela possa sempre seguir os passos do mestre Jesus,Caminho,Verdade e Vida.Que o manto da Bem Aventurada Virgem Maria proteja-nos hoje e sempre.Finalizado este momento deixemo-nos ser exortados pela palavra,pois ela fala não só ao coração dos Jovens como também aos Pais:
(Eclesiástico 3,1-10):
1.* { Os discípulos da Sabedoria são uma assembléia de justos e a sua comunidade é marcada pela obediência e o amor. }
2.Ouvi, ó filhos, a advertência de um pai, e procedei de tal modo que sejais salvos.
3.Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
4.Quem honra seu pai intercederá pelos pecados, * { evitará cair neles e será ouvido na oração quotidiana. }
5.Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.
6.Quem honra seu pai terá alegria em seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.
7.Quem honra seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da mãe.
8.* { Quem teme o Senhor honra seus pais } e como a senhores servirá aos que o geraram.
9.Com obras e palavras honra teu pai,
10.para que dele venha sobre ti a bênção.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

OUVIR A VOZ


Recentemente partilhava com uma Irmã,uma situação na qual um irmão estava passando,com isto surgiu em um determinado momento,uma reflexão sobre oração.Pois ele estava precisando muito de oração,devido a gravidade do caso,foi quando ela partilhou um texto Bíblico,para que si reza-se durante três dias.Ao mi deparar com o texto, é analisar a situação que o irmão estava vivenciado,percebe,que não estava condizendo com aquilo,que ele estava vivendo.
Perguntei a ela como tal texto havia surgido,então respondeu-me que estava diante de Jesus Sacramentado,ou seja na capela do Santíssimo.Quando disse a ela novamente si no momento da oração,eles que estavam ali reunidos,estava em oração para a situação que aquele irmão,vivia naquele momento. para minha surpresa não,mais a oração estava sendo para outra pessoa,comecei então a partilha com ela,a necessidade de verdadeiramente estarmos em comunhão com Deus Pai,é deixando a força do Espírito Santo agir.Assim venho ao meu coração o desejo de tal partilha,porque muita das vezes dizemos que o Senhor esta,falando conosco nuns dando um discernimento e fazemos ao contrario.Ele quer de nos uma coisa,e fazemos outra,é importante vivenciar a Trindade Santa em sua totalidade,Deus Pai,Filho é Espírito Santo,três pessoas distintas numa só.Deixemo-nos sermos exortados pela palavra de Deus,para de fato sabermos si é Deus,que fala conosco.
1.Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.
2.Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia.
3.Pensou: “Vou aproximar-me para admirar esta visão maravilhosa: como é que a sarça não pára de queimar?”
4.Vendo o Senhor que Moisés se aproximava para observar, Deus o chamou do meio da sarça: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou!”
5.Deus lhe disse: “Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é chão sagrado”.
6.E acrescentou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.
7.O SENHOR lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos.
8.Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel: para a região dos cananeus e dos heteus, dos amorreus e dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus.
9.O grito de aflição dos israelitas chegou até mim. Eu vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles.
10.E agora, vai! Eu te envio ao faraó para que faças sair o meu povo, os israelitas, do Egito”.
11.Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas do Egito?”
12.Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será para ti o sinal de que eu te envio: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.
13.Moisés disse a Deus: “Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que devo responder?”
14.Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me a vós”.(Ex 3)

1.Após a morte de Moisés, o servo do SENHOR, falou o SENHOR a Josué, filho de Nun e ajudante de Moisés:
2.“Moisés, meu servo, morreu. Agora, levanta-te e atravessa o rio Jordão, tu e todo este povo, para a terra que vou dar aos filhos de Israel.
3.Eu vos dou todo lugar que a planta de vossos pés pisar, conforme prometi a Moisés.
4.O vosso território se estenderá do deserto e do Líbano ao grande rio, o Eufrates, por toda a terra dos heteus, até ao Grande Mar, a ocidente.
5.Ninguém te poderá resistir enquanto viveres. Assim como estive com Moisés, estarei contigo. Não te deixarei nem te abandonarei.
6.Sê forte e corajoso, pois farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais.
7.Sim, sê forte e muito corajoso, e cuida de agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes.
8.Não cesses de falar deste livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem sucedido.
9.Não te ordenei que sejas forte e corajoso? Não tenhas medo, não te acovardes, pois o SENHOR, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”.(Js1)

1.O jovem Samuel servia ao SENHOR sob as ordens de Eli. Naquele tempo a palavra do SENHOR era rara e as visões não eram freqüentes.
2.Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar.
3.A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do SENHOR, onde se encontrava a arca de Deus.
4.Então o SENHOR chamou: “Samuel, Samuel!” — “Estou aqui”, respondeu,
5.e correu para junto de Eli: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.
6.O SENHOR chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”
7.( Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois, até então, a palavra do SENHOR não se tinha manifestado a ele. )
8.O SENHOR chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu então que era o SENHOR que estava chamando o menino
9.e disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: “Fala, SENHOR, que teu servo escuta!” E Samuel voltou a seu lugar para dormir.
10.O SENHOR veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”.
11.O SENHOR disse a Samuel: “Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de todos os que a ouvirem.
12.Naquele dia, farei cumprir-se contra Eli tudo o que disse acerca de sua casa. Começarei e cumprirei.
13.Eu lhe predisse que sua casa seria condenada para sempre por causa da iniqüidade, pois ele sabia que seus filhos ofendiam a Deus e não os repreendeu.
14.Por isso jurei à casa de Eli que a iniqüidade de sua casa jamais será perdoada, nem com sacrifícios nem com oferendas”.
15.Samuel dormiu até de manhã e abriu as portas da casa do SENHOR. Samuel temia contar a visão a Eli.
16.Mas Eli o chamou e disse: “Samuel, meu filho!” E ele respondeu, dizendo: “Eis-me aqui!”
17.Eli perguntou-lhe: “Qual a palavra que te foi dita? Peço-te que não me ocultes nada! Que Deus te faça o mesmo mal e mais outro tanto, se me esconderes uma só palavra de tudo o que ele te disse”.
18.Então Samuel lhe contou tudo, sem lhe ocultar coisa alguma. Eli respondeu: “Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer bom!”
19.Samuel crescia, e o SENHOR estava com ele. E não deixava sem efeito nenhuma de suas palavras.
20.Todo o Israel, de Dã a Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do SENHOR.
21.O SENHOR continuou a aparecer em Silo. O SENHOR se manifestava a Samuel em Silo, segundo a palavra do SENHOR.
21.E a palavra de Samuel se fez ouvir a todo o Israel.(1Sm 3)

Poderíamos trazer mais textos Bíblico,no qual Deus si manifestava no meio do povo,chamado os profetas para que suas promessas,desse continuidade.Assim que através da força consoladora do Espírito Santo de Deus,possa-nos sempre viver da certeza que,quem nos fala é o Senhor.Pois sem esta capacitação do Espírito Santo,o qual recebemos no batismo,nada somos,sejamos impulsionados por ele para que saibamos,discerne tal chamado,como iremos agora finalizando esta partilha,deixando sempre sermos conduzidos pelo Senhor,hoje é sempre,peçamos também a Maria Santíssima Mãe da Igreja e nossa, a sermos fieis ao seu filho nosso Senhor é Salvador,Jesus Cristo,caminho verdade e vida,Amém assim seja.

1.Saulo, entretanto, respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao sumo sacerdote
2.e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse, adeptos do Caminho.
3.Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
4.Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saul, Saul, por que me persegues?”
5.Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.
6.Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.
7.Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
8.Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então tomaram-no pela mão e o fizeram entrar em Damasco.
9.Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10.Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” Ele respondeu: “Aqui estou, Senhor!”
11.O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele está em oração
12.e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhe as mãos para que recupere a vista”.
13.Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus santos que estão em Jerusalém.
14.E aqui, † em Damasco, ele tem plenos poderes, da parte dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15.Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu nome às nações pagãs e aos reis, e também aos israelitas.
16.Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”.
17.Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs-lhe as mãos, dizendo: “Saul, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas pela estrada, mandou-me aqui para que tu recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18.Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas, e ele recobrou a vista. Em seguida, levantou-se e foi batizado.
19.Depois, alimentou-se e recuperou as forças. Saulo passou alguns dias com os discípulos que havia em Damasco
20.e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
21.Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Não é este o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam esse Nome? E não veio aqui, exatamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes?”
22.Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.(At 9)

Sto.Agostinho exorta:Volta a tua consciência,interroga-a...volta,irmãos;ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunhar;Deus.