quarta-feira, 17 de março de 2010

Vou Anunciar


No dia que a Igreja vir crescer o numero de seus comunicadores vindos do meio do povo,ninguém mais vai duvidar da força interior que ela traz em si.Assim Pe.Zezinho nós exorta.

No catecismo da Igreja católica nos diz em relação ao Anúncio da palavra de Deus:"É a palavra da salvação que alimenta a Fé no coração dos Cristão:É ela que faz nascer e dá crescimento à comunhão dos Cristãos".O Anúncio da palavra de Deus não se limita a um ensinamento:quer suscitar a resposta da Fé,como consentimento e compromisso,em vista da aliança entre Deus e seu povo.É ainda o Espírito Santo que dá a graça da Fé,que a fortifica e a faz crescer na comunidade.
A assembléia litúrgica é primeiramente comunhão na Fé.(1102)

No livro do Eclesiástico a palavra nos lembra:

20.Antes de qualquer tarefa, veio a palavra verdadeira; antes de cada ação, a decisão firme.(Eclo 20)


O Profeta Isaias nos diz:
4.Deu-me o Senhor DEUS uma língua habilidosa para que aos desanimados eu saiba ajudar com uma palavra. Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção.
5.O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei.(Isaías 50)

7.Que beleza, pelas montanhas, os passos de quem traz boas-novas, daquele que traz a notícia da paz, que vem anunciar a felicidade, noticiar a salvação, dizendo a Sião: “Teu Deus começou a reinar!”
8.Escuta! Tuas sentinelas levantam a voz! Juntas cantam de alegria, pois estão vendo frente a frente o SENHOR de volta para Sião!
9.Vamos explodir de alegria, ruínas de Jerusalém, vamos cantar em coro, pois o SENHOR consolou o seu povo, recuperou a liberdade para Jerusalém!
10.O SENHOR arregaçou as mangas de seu braço santo, enfrentando todos os povos. E, assim, os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.(Isaías 52)

Ouvindo Ainda a a Palavra de Deus o Profeta Jeremias nos mostra a realidade quando Deus chama-nos para a missão.
4.Veio a mim a palavra do SENHOR:
5.“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”.
6.Eu respondi: “Ah! Senhor DEUS, não sei falar, sou uma criança”.
7.O SENHOR me respondeu: “Não digas: ‘Sou uma criança’, pois a quantos eu te enviar irás, e tudo o que eu te mandar dizer, dirás.
8.Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te” — oráculo do Senhor.
9.O SENHOR estendeu a mão, tocou-me a boca e disse: “Eu ponho minhas palavras na tua boca. Não tenhas medo deles, senão eu é que te farei tremer diante deles.
10.Vê: hoje eu te coloco contra nações e reinos, para arrancar e para derrubar, devastar e destruir, para construir e para plantar”.(Jeremias 1)

Jesus também da continuidade no seguimento de anunciarmos o Reino de Deus:
1.O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir.
2.E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita.
3.Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4.Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho!
5.Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! ’
6.Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós.
7.Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa.
8.Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
9.curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
10.Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11.‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! ’
12.Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade.(Lucas 10)

Diante destas circunstâncias Deus não desiste de nós,envia o Paráclito,o consolador,ou seja o Espírito Santo,para o anúncio.
8.Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.(Atos dos Apóstolos 1)

1.Agora, a respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que vivais na ignorância.
2.Sabeis que, quando ainda pagãos, éreis como que desviados e levados para o culto dos ídolos mudos.
3.Por isso, agora eu vos declaro que ninguém, falando sob influência do Espírito de Deus, vai dizer: “Jesus seja maldito”, como também ninguém será capaz de dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser sob influência do Espírito Santo.
4.Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5.Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6.Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
7.A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos.
8.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito.
9.A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito.
10.A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar.
11.Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer.(I Cor 12)

Assim a sagrada escritura vem fazendo soar em nossos corações,a lembrança que devemos sempre anunciar a Boa Nova.E de fato sermos luz em um mundo que muitos se encontram nas trevas.E como sempre mais uma vez a palavra nos ensina a sermos o Diferencial:
15.para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração má e perversa, na qual brilhais como luzeiros no mundo,
16.apegados firmemente à palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.(Filipenses 2)

8.Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor.
9.Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade e de justiça e de verdade.
10.Discerni o que agrada ao Senhor
11.e não tomeis parte nas obras estéreis das trevas, mas, pelo contrário, denunciai-as.
12.O que essa gente faz em segredo, é vergonhoso até dizê-lo.
13.Mas tudo que é denunciado é manifestado pela luz;
14.e tudo o que é manifestado torna-se † claro como a luz. Eis por que se diz: “Desperta, tu que estás dormindo, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”.(Efésios 5)

18.Dai graças, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito.
19.Não apagueis o Espírito,
20.não desprezeis os dons de profecia,
21.mas examinai tudo e guardai o que for bom.(I Tessalonicenses 5)

16.Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça.
17.Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.(II Timoteo 3)

19.E assim se tornou ainda mais firme para nós a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.
20.Pois deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é objeto de explicação pessoal,
21.visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que pessoas humanas falaram da parte de Deus.(II Pedro 1)

A Constituição Dogmática nos Diz:
Sobre A leitura da Sagrada Escritura:25-Eis por que é necessario que todos os Clérigos;sobretudo os Sacerdotes de Cristo e os outros que;como Diáconos ou Catequistas;legitimamente se consagram ao Ministério da palavra;se apeguem ás Escrituras Sagradas;mediante assídua leitura e cuidadoso estudo das mesmas;para que nõ venha ser"Vão pregador da palavra de Deus externamente;quem a ela não presta ouvido interiormente";38-quando especialmente na Sagrada Liturgia;tem que comunicar aos Fiéis a si confiados as vastíssimas riquezas da palavra DIVINA.O concilio exorta igualmente com ardor e insistêcia;a todos os Fiéis Cristãos,especialmente aos Religiosos,a que pela frequente leitura das Divinas Escrituras;alcancem esse bem supremo:o conhecimento de Jesus Cristo(Fl3;8)portanto "Ignorar as escrituras é ignorar Cristo.
Que o Espírito Santo de Deus;o qual recebemos no batismo possa;fazer de nós verdadeiros Dessipulos(a) de Cristo Jesus;

Passamos para o que diz o Código de Direitos Canônicos(781):
"A IGREJA INTEIRA É MISSIONÁRIA,E EVANGELIZAR É O DEVER FUNDAMENTAL DO POVO DE DEUS"

27.O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!(Mt10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário