segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cruz de Cada Dia

No Ano de 2010 em minha comunidade foi feita uma Novena e honra a Nossa Senhora das Dores é nosso Senhor dos Passos,devido a Intronização da Imagem de Nosso Senhor dos Passos que estava em Restauração.Pois Bem diante desta consideração começo a reflexão sobre a Cruz de cada dia.Sabemos que Jesus nós exorta em relação ao seguimento que a Cruz faz parte de nossa peregrinação pois assim ele nós lembra:
(Lc 9;23)
23.Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me.

Jesus faz uma advertência em relação ao seu segmento,requer renuncia e apego a Cruz,em nosso dia a dia queremos deixar a nossa Cruz pois ela vem trazendo muitas das vezes desanimo em nossa caminhada,mais retornando a fala de Jesus ele nos ensina e lembra que o segredo esta em "Cada Dia" ou seja nós precisamos valorizar o dia vivido porque cada dia vivendo é um sinal de vitória e também de lembrar-nos que suportamos o peso da Cruz.
Cruz nos remete vitória pois foi através dela que jesus venceu a morte.Por isso que se diz:

"Não a Cristo sem Cruz
Nem Cruz Sem Cristo"

Temos que lembrar-nos que também Jesus teve alguém que num determinado momento lhe ajudou a carregar a Cruz ouçamos a Palavra:
(Lc 23;26)
26.Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus.

Pois Bem meu Irmão e Irmã hoje sem duvida no Coração Jesus e este Simão que esta prestes a nos ajudar a carregar a nossa Cruz do dia a dia,ele quer fazer isto para conosco e nos diz:

(Mt 11;28-30)
28.Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.
29.Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
30.Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Ouçamos o convite de Jesus e assim suportaremos a Cruz de cada dia e nada vai fazer com que afastemos da Graça de Deus Pai,como a Palavra fala ao nosso coração:

(Rm 8;35-36)
35.Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada?
36.Pois está escrito: “Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro”.

Sejamos de fato ovelhas neste rebanho de Jesus Pastor Maior deste rebanho que se entregou por nós:
(Lc 10;7-16)
7.Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8.Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.
9.Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem.
10.O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância
11.“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12.O mercenário, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa.
13.Por ser apenas mercenário, ele não se importa com as ovelhas.
14.Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem,
15.assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16.( Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. )

Sendo assim peçamos ao Espírito Santo de Deus que recebemos no Batismo que nós de Sabedoria necessária para levar no dia a dia nossa Cruz permitindo que Jesus venha ao nosso auxilio,dentro deste contexto façamos a Oração à Chaga do Ombro de Jesus:

Oração à Chaga do Ombro de Jesus
A Chaga do ombro de Jesus

Perguntando São Bernardo ao divino
redentor,qual era a dor que sofrera maior e mais
desconhecida dos homens,Jesus lhe respondeu:

Eu Tinha uma Chaga profundíssima no ombro sobre o qual eu carreguei minha pesada cruz;essa chaga era mais dolorosa que as outras.
Os Homens não fazem dela menção porque não a conhecem.Honra pois essa chaga e farei TUDO o que por ela me pedires.

Oração
Ó amantíssimo Jesus,manso cordeiro de
Deus,apesar de ser eu uma criatura miseravél e
pecadora,vos adoro,e venero a chaga causada pelo peso
de vossa cruz que,dilacerando vossas carnes,desnudou
os ossos de vossos ombros sagrados e da qual a vossa
Mãe dolorosa tanto se compadeceu,Também eu,ó
aflitíssimo Jesus,me compadeço de Vós e do fundo de
meu coração vos louvo,vos glorifico,vos agradeço por
esta chaga dolorosa de Vosso Ombro em que
quizestes carregar vossa cruz,por minha salvação!

Ah! pelos sofrimentos que padecestes e que
aumentaram o enorme peso de vossa Cruz,vos rogo com
muita humildade,tende piedade de mim,pobre criatura
pecadora,perdoai os meus pecados e conduzi-me ao céu
pelo caminho da Cruz.

Assim Seja Amém,Amém,Amém.

2 comentários:

  1. O texto acima, citado pelo nosso irmão, nos adverte que sem cruz não há vitória. Jesus não disse que neste mundo não teríamos aflições mas, que nos livrará de todas, basta confiar e buscá-lo em primeiro lugar. Muitas vezes em nossa vida confianmos demais nas pessoas e nos decepcionamos, porém quem confia seus problemas a Deus nunca ficará sem respostas. Isso acontece por não vermos fisicamente a Jesus, porém Ele está muito mais próximo do que possamos imaginar aa nos falar , acolher , emxugar nossas lágrimas, seja através de uma voz amiga, um aperto de mão, um abraço, nos momentos mais difíceis isto ocorre, basta que sejamos sensíveis a essa ajuda do alto que nunca nos falta. Assim como Simão que ajudou Jesus a carregar sua pesada cruz, para amenizar todo o sofrimento, por causa dos nossos pecados, sejamos Jesus para nossos irmãos que mais precisam, do mais simples ao mais rico, sem preconceitos, pois todos nós somos filhos de Deus. Que Nosso Senhor abençõe a todos e a Nosso irmão João para que Deus lhe dê muta inspiração para continuar escrevendo textostão maravilhosos quanto este. Deus abençõe sua família. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. belíssimo texto, não ha como não se emocionar com tanto amor que o Senhor tem por nós!! que tenhamos sempre um coração agradecido procurando viver pela graça de Deus porque sozinhos não haveremos de mover nossa cruz do lugar. que o Espírito Santo o ilumine sempre mais para partilhar as maravilhas de Deus !!

    ResponderExcluir