sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Católicos Não Praticantes


Recentemente foi abordado por uma Irmã para fazer um texto sobre "Católicos não Praticantes".
Pois bem;mediante a essa indagação,passamos para a escrita sugerida.
Para entendermos melhor o assunto vejamos o significado das duas palavras que começa o Texto
Católico:(latim eclesiástico catholicus, -a, -um, do grego katholikós, -é, -ón, universal)
1. Relativo à religião que reconhece o Papa por chefe universal, geral.
2. Epíteto que se dava aos reis de Espanha.
3. Membro da religião católica.

Praticar:
1-Fazer,Realizar,executar.
2-Atuar Profissionalmente ou como amador em.
3-Manter trato com:Tratar.Frequentar
4-Adquirir prática ou Experiência praticante.

Acho que partido deste princípio as palavras já vem fazendo com que tomemos uma postura em relação a nossa conduta ou seja nos questiona,principalmente no que se refere a praticar ou seja praticante.
O Catecismo nos Lembra:As Características do povo de Deus 782:
782-O Povo de Deus tem características que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história:
-Ele é o Povo de Deus: Deus não pertence, como propriedade, a nenhum povo. Mas adquiriu para si um povo dentre os que outrora não eram um povo: "Uma raça eleita, um sacerdócio régio, uma nação santa" (1Pd 2,9).
-A pessoa torna-se membro deste povo não pelo nascimento físico, mas pelo "nascimento do alto", "da água e do Espírito" (Jo 3,3-5), isto é, pela fé em Cristo e pelo Batismo.
- Este povo tem por Chefe (Cabeça) Jesus Cristo (Ungido, Messias); pelo fato de a mesma Unção, o Espírito Santo, fluir da Cabeça para o Corpo, ele é "o Povo messiânico”.
-A condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos corações deles, como em um templo, reside o Espírito Santo
-"Sua lei é o mandamento novo de amar como Cristo mesmo nos amou.". É a lei "nova" do Espírito Santo.
- Sua missão é ser o sal da terra e a luz do mundo. “Ele constitui para todo o gênero humano o mais forte germe de unidade, esperança e salvação."
- Finalmente, sua meta é "o Reino de Deus, iniciado na terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais, até que, no fim dos tempos, seja consumado por Deus mesmo".

Precisamos tomar consciência que todo Batizado faz parte do povo de Deus,sendo assim tenho que buscar conhecer a igreja a qual pertenço para que eu possa de fato assumir minha condição de Batizado.
No 911 do Catecismo são colocado para nós como devemos atuar vejamos:
911-Na Igreja, "os fiéis leigos podem cooperar juridicamente no exercício do poder de governo" Isto se diz de sua presença nos concílios particulares, nos sínodos diocesanos nos conselhos pastorais; do exercício do encargo pastoral de uma paróquia; da colaboração nos conselhos de assuntos econômicos; da participação nos tribunais eclesiásticos etc.

Eu preciso lembrar que como católico não tem somente dois ministérios para participar que são os que mais ficam em evidência o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística ou Ministério da Palavra.
O Catecismo ainda faz mesão aos Mandamentos da Igreja 2041,2042,2043.
2041-Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatória dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espí­rito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo.
2042-O primeiro mandamento da Igreja ("Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho") ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias.
O segundo mandamento ("Confessar-se ao menos uma vez por ano") assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo.
O terceiro mandamento ("Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição") garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia Cristã.
2043-O quarto mandamento ("Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja") determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adqui­rir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração.
O quinto mandamento ("Ajudar a Igreja em suas necessidades") recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades.

Veja meus irmãos e irmãs como somos chamados para estarmos de fato compremetidos com a Igreja, ainda dentro desta realidade precisamos vivenciar:

Ministérios Principais da Fé:
1-Unida e trindade de Deus
2-Encarnação,Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Mandamentos da Caridade:
1-Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu Coração,de toda a tua alma e de toda a tua mente.
2-Amarás a teu Próximo como a ti mesmo.

Virtudes Teologais
1-Fé
2-Esperança
3-Caridade

Virtude Cardeais
1-Prudência
2-Justiça
3-Fortaleza
4-Temperança

Obras de Misericórdia Corporais
1-Dar de comer a Quem tem Fome.
2-Dar de Beber a quem tem Sede.
3-Vestir os Nus.
4-Dar pousada aos Peregrinos.
5-Visitar enfermos e os encarcerados .
6-Remir os Cativos.
7-Enterrar os Mortos.

Obras de Misericórdia dia Espirituais
1-Dar bom Conselho.
2-Instruir os menos Esclarecidos.
3-Corrigir os que erram.
4-Consolar os Aflitos.
5-Perdoar Injúrias.
6-Suportar pacientemente as Fraquezas do Próximo
7-Rezar Pelos Vivos e Falecidos

Vícios Capitais
1-Soberba
2-Avareza
3-Luxúria
4-Ira
5-Gula
6-Inveja
7-Preguiça

Dentro desta realidade que nós foi proposta devemos vivencia-las pois somos Batizados ou seja Católicos.
Da mesma Forma que no meu dia a dia,no trabalho,lazer,estudos,diversão,esporte e etc;
Eu vivencio precisamos também exercitar nossa Fé devemos comprometermos com a Igreja comunidade de união fraternidade e serviço.Nosso Senhor Jesus Cristo nos Lembra:O Filho do Homem não veio pra ser servido,vem para servir,precisamos aprender do mestre.Eu não posso dizer que sou Católico mas não pratico,o Médico necessita do paciente da mesma forma que o paciente precisa do Médico,o Professor necessita do aluno da mesma forma que o aluno precisa do Professor,o Cristão necessita de Cristo da mesma Forma que Cristo precisa de nós quando digo que sou Católico mas não Praticante,não deixo a Força de Deus agir em mim ou seja sufoco o Espírito Santo de Deus que recebi no Batismo,não reconheço o Sacrifício que Jesus Cristo fez por mim no Calvário derramando de amor por mim,sacrificando-se por mim,morrendo por mim,
dando-me uma nova realidade mostrando-me a vida eterna convidando-me para trilhar seus passos rumo ao Pai.Sendo assim precisamos rever valores buscar as coisas que não passa; e dizer não as coisas do mundo pois a palavra nos Adverte:
(IJo 2;15-17):
15.Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.16.Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo.17.Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Agora quando tomo consciência que sou Católico Apostólico Romano(Praticante)me deixo levar pela ação do Espírito Santo fazendo com que ele me conduza plenamente ai a Glória de Deus se manifesta em mim,saio das trevas para viver a luz como a palavra nos exorta:
(Ef 5;8-9):
8.Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor.9.Procedei como filhos da luz. E o fruto da luz é toda espécie de bondade e de justiça e de verdade.

E o Espírito continua a nos conduzir pelo caminho certo livrando-nos conduzir pelo caminho certo livrando-nos das Ciladas do Inimigo como mais uma vez a palavra nos da a Direção:
(Gl 5;13-25):
13.Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pelo amor.14.Pois toda a lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.15.Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros!16.Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal.17.Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.18.Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.19.São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão,20.idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.22.O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade,23.mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei.24.Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.25.Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito.

Eis ai Alguma das razões que precisamos exercer nossa condição de Católicos praticantes para poder dizer sim a Deus e não ao mundo Gozarmos das Bençãos e da Graça do Pai como ele disse a São Paulo hoje fala conosco:
(2Cor 12;9-10):
9.Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. Por isso, de bom grado, me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim;10.e me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte.

Assim deixe se levar pela Graça de Deus para que através dela você meu Irmão e minha Irmã,possa dizer com convicção sou Católico sim mais Praticante primeiramente com Deus Pai,A Igreja e meus Irmãos(a).
Reconhecendo também meu Primeiro chamado Que é o Dom da vida depois a santidade,sendo o Diferencial neste mundo que ai Estamos vivendo como São Paulo lembra-nos:
(Fl 2;15-16):
15.para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração má e perversa, na qual brilhais como luzeiros no mundo,16.apegados firmemente à palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.

Liberte-se meu Irmão e minha Irmã das correntes que te aprisionam a este mundo para reconhecer a sua Filiação a Deus Pai,se somos filhos devemos sermos obedientes quem Obedece jamais erra.Que a Exemplo de Maria Santíssima nossa Mãe e da Igreja com os Santos e Santas de Deus os Apóstolos e o povo Escolhido ou Seja todo Batizado,sejamos testemunhas vivas de um Deus Amoroso e misericordioso assumindo nossa condição de batizados vivendo os mandamentos de Deus,Seguindo Jesus Cristo,caminho verdade e vida deixado que sua Palavra nos conduza hoje e sempre pois assim como o País tem suas constituições,o Trabalhador tem ACLT,os Municípios tem sua lei orgânica o Homem de Deus a Mulher de Deus temos sua Palavra para nos Conduzir assim ela nos Diz:
(2Tm 3;14-17):
14.Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste!15.Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus.16.Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça.17.Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.

Pois Devemos sermos Canal da Graça de Deus para com os outros a Palavra nos Convida a Isto:
(1Pd 2;9-10):
9.Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.10.Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia.

(1Pd 2;8-9):
8.e “pedra de tropeço, pedra que faz cair”: nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles.9.Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

Jesus Também fala conosco e diz:
(Jo 14;23):
23.Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.

Mediante a Tudo isto que eu Possa Dizer:
Eu Quero Senhor
Eu Preciso Senhor
Eu Desejo Senhor
Ser de Fato um Católico Praticante.
Assim Seja Amém.










Nenhum comentário:

Postar um comentário