domingo, 31 de março de 2013

OS ANJOS



ANJO.Sentido literal:mensageiro.Criatura celestial a serviço de Deus.Muitas vezes maneira reverencial de falar(da obra ou intervenção)de Deus mesmo:17. E Manué perguntou: "Qual é o seu nome, para que possamos agradecer a você, quando suas palavras se realizarem?"
18. O anjo de Javé retrucou: "Por que você está querendo saber o meu nome? Ele é misterioso".
19. Então Manué pegou o cabrito com a oferta, e ofereceu-o sobre a rocha em holocausto a Javé, que realiza coisas misteriosas. Manué e sua mulher ficaram observando.
20. Quando a chama do altar subiu para o céu, o anjo de Javé também subiu na chama. Vendo isso, Manué e sua mulher caíram com o rosto no chão.
21. O anjo de Javé não apareceu mais, nem para Manué nem para a sua mulher. Então Manué entendeu que era o anjo de Javé.
22. Ele disse à sua mulher: "Certamente morreremos, porque vimos a Deus".(Jz 13).De modo análogo mencionam-se anjos de "satanás:7. Para que eu não me inchasse de soberba por causa dessas revelações extraordinárias, foi me dado um ESPINHO NA CARNE, um anjo de Satanás para me espancar, a fim de que eu não me encha de soberba.(IICor 12)Os anjos,como intermediários entre Deus e o ser humano,concebidos inicialmente de maneira bastante simples,depois do exilio babilônico tornam-se objeto de especulação nem sempre proveitoso à fé.Geralmente aparecem como porta-vozes,mensageiros de Deus,algumas vezes em funções de castigo:16. O anjo estava já com a mão estendida sobre Jerusalém para destruí-la, quando Javé se arrependeu desse mal, e disse ao anjo que estava exterminando o povo: "Chega! Agora retire a mão". O anjo de Javé estava junto à eira de Areúna, o jebuseu.
17. Vendo o anjo que exterminava o povo, Davi disse a Javé: "Fui eu que pequei. Eu sou o culpado. Que fizeram estas ovelhas? Que a tua mão caia sobre mim e sobre minha família".(IISm 24)
Pois bem! poderíamos retratar diversos,relatos sobre os anjos,encontrada na Sagrada Escritura aqui,mais porem, nossa partilha é fazer com que você é eu,possa lembrar,que os anjos ainda hoje agem  na história,ao nos depara com a palavra de Deus,lá em Hebreus somos exortados:1. Perseverem no amor fraterno.
2. Não se esqueçam da hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram anjos.
Mediante a esta palavra,algum em nosso coração e em nossa mente,começa a fazer com que,percebemos como que necessitamos,de um olhar novo,em relação as pessoas que estão ao nosso redor.No decorrer de nossa caminhada,muitos de nos somos orientados pelos nossos Pais,a rezar pelo nosso anjo da guarda,na medida que vamos crescendo,é com o passar dos tempos,nos nuns esquecemos deles,porém eles estão sempre conosco.
O Catecismo nos lembra:
§ 336Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. "Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.
§ 334Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos.
§ 335Em sua Liturgia, a Igreja se associa aos anjos para adora o Deus três vezes Santo; ela invoca a sua assistência (assim em In Paradisum deducant te Angeli... - Para o Paraíso te levem os anjos, da Liturgia dos defuntos, ou ainda no "hino querubínico" da Liturgia bizantina). Além disso, festeja mais particularmente a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os anjos da guarda).

Sendo assim,elevemos nossas prece,com auxilio de Maria Santíssima nossa Mãe é da Igreja:


Augusta Rainha do Céu e altíssima soberana dos Anjos, vós que desde os primórdios recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente vos rogamos, enviai vossas santas legiões de Anjos, a fim de que à Vossa Ordem e pelo vosso poder persigam os espíritos infernais e em toda a parte os combatam, confundindo-os em sua arrogância e arrojando-os para o abismo.
Quem é como Deus?
Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos.
Ó Maria, Rainha dos Anjos, mandai a São Miguel defender-nos em todas as ocasiões de perigo da alma e do corpo.

Origem desta oração, segundo certa tradição:
Numa visão, Nossa Senhora mostrou a uma pessoa os demônios que espalhados pela terra causavam grandes desgraças. Ao mesmo tempo, a Virgem lhe disse que com efeito os demônios andavam soltos pelo mundo e que havia chegado a hora de invocá-la como Rainha dos Anjos e de lhe pedir que enviasse as legiões santas para combater e destruir as potências das trevas. Minha Mãe, perguntou essa pessoa, vós não podeis mandá-las sem que precisemos pedir? Não, disse a Virgem, a oração é uma condição imposta por Deus para se obter a graça.
E assim lhe foi ensinada a oração “AUGUSTA RAINHA”.
O Papa S. Pio X, a 8 de junho de 1808, aprovou-a e a indulgenciou
Finalizo esta partilha,dizendo como de fato,necessitamos do auxilio dos anjos,em nossa caminhada,pois Jesus Cristo,nosso caminho verdade e vida,teve também o auxilio deles:
41. Então, afastou-se uns trinta metros e, de joelhos, começou a rezar:
42. "Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua!"
43. Apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava.(Lc 22)



Nenhum comentário:

Postar um comentário