segunda-feira, 22 de março de 2010



São José Patrono da Igreja
Assim na palavra de Deus nós revela:
18.Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo.
19.José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente.
20.Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.
21.Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22.Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
23.“Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco”.
24.Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.(Mt 1)
13.Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14.José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito;
15.e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.
16.Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos.
17.Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias:
18.“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais”.
19.Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,
20.e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino”.
21.Ele levantou-se, com o menino e a mãe, e entrou na terra de Israel.
22.Mas quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galiléia
23.e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”.(Mt 2)

São José deixa para
conosco o exemplo de obdiência aos designos de Deus em nossas vidas.Aprendemos dele a obdiência;o fazer;o agir;a escuta e o silêncio.

COROA DAS SETE DORES E GOSOS DE SÃO JOSÉ.(prf.Felipe Aquino)

1 - Dor de pensar em deixar Maria ao ve-la grávida, gozo em receber a mensagem do Anjo anunciando que Maria estava grávida por obra do Espírito Santo.

2 - Dor de ver Jesus nascer na gruta de Belém, gozo ao vê-Lo adorado pelos Anjos, pastores e reis magos.

3 - Dor de derramar o sangue do Menino Jesus na circuncisão; gozo ao dar-lhe o nome de Jesus.

4 - Dor ao ver a espada de Simeão apresentada a Maria; gozo ao ver Ana e Simeão louvando o Menino.

5 - Dor do desterro para o Egito; gozo ao ver os ídolos caírem dos pedestais quando a Sagrada Familia entrou no Egito.

6 - Dor de não poder voltar para Jerusalém por causa de Arquelau, filho de Herodes, gozo ao voltar para Nazaré.

7 - Dor da perda de Jesus em Jerusalém aos 12 anos; gozo ao encontra-lo entre os doutores e louvado por eles.

Oração a São José:
A vós,São José,recorremos em nossa tribulação,e depois de termos implorado o Auxílio de vossa santíssima Esposa,cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade,que vos uniu à Virgem Imaculada,Mãe de Deus,e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus,ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue,e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei,ó guarda providente da Sagrada família,a raça eleita de Jesus Cristo.
Afastai para longe de nós,ó Pai amantíssimo,a peste do erro e do vício.
Assisti-nos do alto do Céu,ó nosso fortíssimo sustentáculo,na luta contra o poder das trevas,e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus,assim também defendei agora a santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio,a fim de que,a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio,possamos viver virtuosamente,morrer piedosamente e obter no Céu a eterna bem-aventurança.AMÉM.

Prece a São José(II)
Senhor Deus,nosso Pai,escolhestes a Virgem Maria como mãe de vosso filho Jesus Cristo,nosso Salvador.
Ao operário José confiastes a tarefa de introduzir Jesus no mundo dos Homens e uma realidade de trabalho.
Foi ele,como pai de família,o protetor de Jesus e Maria.
Nós vos pedimos:concedei-nos,pela poderosa intercessão de São José,trabalhar para um mundo mais justo e fraterno.Abençoai nossos lares e fazei que nossa Igreja possa anunciar sempre Jesus Cristo como Luz,Caminho e Vida,Ele que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo.AMÉM.


3 comentários:

  1. João, assisti o vídeo da família que você colocou, que maravilha! Emociona-me muito pois sou um defensor incondicional da instituição denominada família, somente através da união das famílias que podemos ter esperança em um mundo melhor.

    Esta postagem sobre Sâo José é muito pertinente para o momento, onde a Sagrada Família tem papel preponderante nos designios de Deus neste tempo de preparação para a Ressurreição de Cristo.

    "Valei-nos São José, oh protetor querido! Lembrai que jamais ninguém pediu em vão, ninguém te suplicou sem ser por vós ouvido, sem receber de vós piedosa proteção, AMÉM!"

    ResponderExcluir
  2. Que homem de fé é São José, que através de um sonho acreditou nos planos de Deus para a nossa Salvação, não hesitou e seguiu em frente sem vacilar. Dando a nos o exemplo de como deve ser a família Cristã, sempre fazendo o que Deus quer para nós, na oração, obediência e espera. Protejei São José a todos nós das ciladasdo inimigo, que quer perder as almas. Amém.lÍVIA bATISTA

    ResponderExcluir
  3. exemplo de vida, em comunhão com DEUS ,são José homem que VIVIA UMA VIDA CRISTÃ; PORQUE OBDECEU A ORDEM DO PAI...EXEMPLO DE FAMILIA ...

    ResponderExcluir