terça-feira, 20 de julho de 2010

Amor


A Dirigir a palavra a meu filho João Henrique sobre um Tema ele me Disse:"Amor",então partindo deste princípio faremos sua vontade sobre o tema sugerido.
Amor
Ao iniciar este tema me deparei com duas citações sobre o mesmo.:

"O Amor é ,como a Natureza,grande principalmente nas coisas pequenas."(J.C.Machado)

"Todo Amor semeado cedo ou tarde há de Florir."(Follereau)

Recorrendo ao Catecismo da Igreja Católica,Encontrei em tantos!
Deus como Amor Revelado
"Deus é Amor" 214,221,231,733.
214-Deus, "Aquele que é", revelou-se a Israel como Aquele que e rico em amor e em fidelidade" (Ex 34,6). Esses dois termos exprimem de forma condensada as riquezas do nome divino. Em todas as suas obras Deus mostra sua benevolência, bondade, graça, amor, mas também sua confiabilidade, constância, fidelidade, verdade. "Celebro teu nome por teu amor e verdade" (Sl 138,2). Ele é a Verdade, pois "Deus é Luz, nele não há trevas" (1Jo 1,5), e “Amor", como ensina o apóstolo João (1Jo 4,8).
221- Mas São João ir ainda mais longe ao afirmar: "Deus é Amor" (1Jo 4,8.16); o próprio Ser de Deus é Amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo: Ele mesmo é eternamente intercâmbio de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a participar deste intercâmbio.
231-O Deus de nossa fé revelou-se como Aquele que é; deu-se a conhecer como "cheio de amor e fidelidade" (Ex 34,6). Seu próprio ser é Verdade e Amor.
733-"Deus é Amor" (1Jo 4,8.16). e o Amor é o primeiro dom. Ele contém todos os demais. Este amor, "Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado" (Rm 5,5).

Céu,Comunhão de Amor,1024:
Essa vida perfeita com a Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com ela, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados, é denominada "o Céu". O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.

Homens serão julgados pelo Amor,1022:
Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja por meio de uma purificação,seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre.

Pai,Filho e Espírito Santo,seu nome é Amor,221,257,850:
221-Mas São João ir ainda mais longe ao afirmar: "Deus é Amor" (1Jo 4,8.16); o próprio Ser de Deus é Amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo: Ele mesmo é eternamente intercâmbio de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a participar deste intercâmbio.
257-"O lux beata Trinitas etprincipalis Unitas - à luz, Trindade bendita. O primordial Unidade”! Deus é beatitude eterna, vida imortal, luz sem ocaso. Deus é amor: Pai, Filho e Espírito Santo Livremente, Deus quer comunicar a glória de sua vida bem-aventurada. Este é o "desígnio" de benevolência (Ef 1,9) que ele concebeu desde antes da criação do mundo no seu Filho bem-amado predestinando-nos à adoção filial neste" Ef 1,5), isto é, "a reproduzir a imagem do seu Filho" (Rm 8,29) graças ao "Espírito de adoção filial" (Rm 8,5). Esta decisão prévia é uma "graça concedida antes de todos os séculos" (2Tm 1,9), proveniente diretamente do amor trinitário. Ele se desdobra na obra da criação, em toda história da salvação após a queda, nas missões do Filho e do Espírito, prolongadas pela missão da Igreja.
850- A origem e o escopo da missão. O mandato missionário Senhor tem sua fonte última no amor eterno da Santíssima Trindade: "A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai". E o fim último da missão não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor.

Em Nosso Vernáculo Amor pode ser:Afeição,Afeto Extremo,Paixão.Lendo o Glossário da Bíblia Sagrada;tradução da CNBB lá está:Amar,Amor.
Sendo assim momento de sermos também orientados pela palavra que cura que salva e que liberta,que é a Palavra de Deus.Como em uma de suas canções Pe.Zezinho canta Santo livro,Santo livro.
Assim o Senhor nós exorta (Mc 12;28-31):
28.Um dos escribas, que tinha ouvido a discussão, percebeu que Jesus dera uma boa resposta. Então aproximou-se dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”
29.Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só.
30.Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força! ’
31.E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.”

São Paulo Também em uma de suas cartas disse(ICor 13):
1.Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
2.Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.
3.Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
4.O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho;
5.não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido;
6.não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade.
7.Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
8.O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.
9.Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar.
10.Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
11.Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança.
12.Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.
13.Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.

São João Afirma(IJo 3;1,11,18):
1.Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.
11.Pois esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros.
18.Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!

(IJo 4;7-21):
7.Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
8.Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9.Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele.
10.Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.
11.Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12.Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nos e seu amor em nós é perfeito.
13.A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu do seu Espírito.
14.E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
15.Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16.E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17.Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois tais como é Jesus, somos nós neste mundo.
18.No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
19.Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20.Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
21.E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Diante de tudo isto finalizo com uma fala do saudoso D.Helder Câmara a respeito daquela que soube amar a Deus e a Humanidade ela que Mãe do próprio Amor

Foste,És e serás
Para os teus pobres filhos
Fé,Esperança e Caridade.

Porque em ti se resumem os mistérios todos de nossa crença.
Filha do Pai celeste;
Mãe de Jesus Cristo;
Esposa do Espírito Santo!

Esperança
Porque nem sei o que seria de nós sem a advogada
Que tem o dom de desarmar o Juiz.

Caridade
Pois sabes melhor do que eu
Que cheia de Graça
É sinônimo
De Cheia de Amor!

Pesamos ao Espírito Santo de Deus no qual recebemos no Batismo,que possamos fazer do nosso Dia-a-Dia,a Experiência do Amor assim seja Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário