domingo, 5 de setembro de 2010

Devoção a Maria

Através desta partilha chamo aos Irmãos e Irmãs para um questionamento a respeito da devoção a Maria Santíssima nossa Mãe e da Igreja.Sabemos que no decorrer da história Maria se apresenta de diversas formas e títulos,mais é a mesma Mãe de Jesus Cristo Nosso Salvador.Quando me refiro a Devoção preciso aprender,que a devoção deve levar-me a observar no Santo ou Santa,sua vida no seguimento de Cristo,ele ou ela,foram obedientes aquilo que Deus mediante aos ensinamentos de Jesus Cristo.Até então Creio eu que já a um entendimento no seu Coração,porque devoção é o mesmo que dedicação,o devoto é aquele que é dedicado,admirador ou seja deve conhecer a vida daquele que ele é devoto ou devota.Assim passemos agora a visão que devo ter em relação a Maria Santíssima.
Na Realidade que vivemos,sabemos que a devoção a Maria Santíssima se faz mediante a pedir sua intercessão junto ao seu filho Jesus Cristo.Pois bem dentro deste contexto tenho observado que muito si pede a Maria,poderíamos enumerar diversas situações e Circunstâncias neste momento só que o nosso objetivo aqui é lembrar aos irmãos e irmãs que na realidade,ao depararmos com a palavra de Deus nas Bodas de Caná,Maria não pede simplesmente ela faz uma "observação".Passemos para o Texto em Si para melhor Compreendermos:
Jo 2;1-12:
1.No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá.
2.Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento.
3.Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”
4.Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”.
5.Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”
6.Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus.
7.Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda.
8.Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram.
9.O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo
10.e disse-lhe: “Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”.
11.Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.
12.Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Lá, permaneceram apenas alguns dias.

Percebe que o versículo 3 vêm mostrando aquela exortação que fizemos anteriormente.Dentro desta realidade Maria é aquela que estava ali numa atitude de convidada,tanto é que ela observou que faltava o vinho.Assim diante desta condição se eu sou aquele ou aquela que no seguimento da devoção a Maria Santíssima só elevo minhas preces,pedido,pedido e pedido,Preciso voltar as raízes ou seja,lembrar que o maior exemplo que Maria nos deixou foi a disponibilidade,o serviço e acima de tudo a obediência aos desígnios de Deus Pai.Porque a palavra nos exorta neste sentido:
Lc 1,26-38:
26.† Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27.a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.
28.O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.
29.Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30.O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus.
31.Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32.Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
33.Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34.Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”
35.O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.
36.Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril,
37.pois para Deus nada é impossível”.
38.Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

Ainda neste seguimento ela também nos mostra servir com alegria aprendemos com ela:
Lc 1;39-56:
39.Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá.
40.Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
41.Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.
42.Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
43.Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?
44.Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre.
45.Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
46.Maria então disse:
47.“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48.porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz,
49.porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo,
50.e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
51.Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração.
52.Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
53.Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias.
54.Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,
55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56.Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.

Estes pontos que são apresentados à anos mostra-nos que ser devoto de Maria Santíssima implica-nos primeiro estarmos disposto(a) que a vontade de Deus se realize em nossas vidas,depois servimos com alegria uns aos outros sem interesse.Pois o Servo(a) do Senhor deve fazer com que aquele irmão ou irmã que está perdido possa encontrar com o Pastor maior,que é Jesus Cristo,sendo obediente a ele,reconhecendo seu senhorio em sua vida,e testemunhar suas bençãos e graças manifestadas em sua vida.
Maria Santíssima quando apareceu aos três pastorinhas em Fátima ela pede que rezem pela paz no mundo.Dentro deste pedido Maria Santíssima com o título de NªSenhora de Fátima,mostra-nos que um dos objetivos da oração é reconhecermos que todos devemos gozarmos de um só pensamento,para a salvação de todos.Quando se começarmos a inverter algumas colocações que nos são impostas ao contrário das primeiras realidades apresentadas na Palavra de Deus em Relação a Maria Santíssima que aqui destacamos,estou sendo desobediente para com Deus Pai.
Por isso preciso estar cheio do Espírito Santo,Como Maria também foi cheia dele e Esposa do Mesmo.Procure meu irmão e minha Irmã a fazer uma revisão de sua devoção a Maria faça um questionamento a si mesmo,quem é Maria Santíssima para mim,o que Maria representa em sua vida qual o papel que ela ocupa em sua vida,de que forma eu vivencio seus exemplos.
Sendo assim espero que através desta colocação tenha ajudado a vocês a perceberem que o objetivo principal desta partilha,é fazer com que possamos lembramos que a devoção também implica em comprometimento.Sabemos que Maria Santíssima continua fazendo sua mediação junto a seu Filho Jesus Cristo,por nós,e juntos com ela fazemos também nossas preces para com os Irmãos porque ela é Mãe não Somente de Jesus Cristo Nosso Senhor.
Ela é Mãe da Igreja.
Mãe da Humanidade,Pois seu Filho Assim o Quis.
Jo 19;26-27:
26.Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!”
27.Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.


2 comentários:

  1. Lindo este texto ..... Maria é sim a Mãe de Jesus Cristo e nossa.
    Que Maria Santíssima interceda por nós hoje e sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS POR VOÇÊ ESCREVER SOBRE MARIA E O QUE ELA REPRESENTA PARA NÓS CRISTÃOS. O QUE TENHO APRENDIDO É QUE SE DEUS PAI QUISESSE QUE JESUS VINHESSE AO MUNDO SEM A PARTICIPAÇÃO DE MARIA , ELE TERIA FEITO, MAS MUITO PELO CONTRÁRIO ELE ESCOLHEU QUE JESUS VINHESSE DE MARIA MÃE DE JESUS, NOSSA MÃE E DA IGREJA, SE PARA REFLETIR ISSO É MUITO LÓGICO. DEPOIS, MARIA É SANTA E COM SEU EXEMPLO NOS ENSINA A SERMOS PACIENTES, HUMILDES,SANTOS, ORANTES, ENTRE OUTRAS VIRTUDES. MARIA A CADA DIA NOS ENCAMINHA A SEU FILHO JESUS. MARIA É UM CANAL DE GRAÇA PARA FAZERMOS A VONTADE DE DEUS , A EXEMPLO DO SEU FILHO JESUS. EU PARTICULARMENTE, APRENDI A RECONHECER A INTERCESSÃO DE MARIA E NAS MINHAS EXPERIÊNCIAS DE ORAÇÃO E VENERAÇÃO A MARIA TENHO PERCEBIDO QUE ELA ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA MINHA VIDA, ME AVISANDO DOS PERIGOS , DAS TENTAÇÕES, CONCEDENDO GRAÇAS E ME ENCAMINHANDO AO SEU FILHO JESUS. QUE MARIA PASSE NA FRENTE DA VIDA DE CADA IRMÃO. QUE NESSA QUARESMA NOS CONVERTAMOS A JESUS DE TODO CORAÇÃO. A PAZ A TODO. AMÉM.

    ResponderExcluir