segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Zaqueu

Quando é proclamado esse Evangelho muitos dizem que Zaqueu era ladrão,mais precisamos deixar o Espírito Santo de Deus agir em nós para podermos analisar o texto e o contexto.Diante desta condição iremos trazer alguns pontos para esclarecimento da real condição de Zaqueu.Para um aprofundamento melhor resolvi mergulhar no Livro Santo ou seja na Palavra de Deus,Peguei as 5 traduções que tenho da Sagrada Escritura para aprofundarmos melhor:Na edição da Ave-Maria,tradução das originais mediante a versão dos monges de Maredsous(Bélgica)Pelo centro Bíblico Católico na sua 74ºEdição revista por + Frei João Pedreira de Castro O.F.M e pela Equipe auxiliar da editora o texto em nenhum momento fala que Zaqueu era ladrão.No Inicio o texto lembra-nos a condição de Zaqueu sua função na comunidade da qual ele vivia,era chefe dos recebedores de impostos V2 .V8:Zaqueu,entretanto de pé diante do Senhor,disse-lhe senhor vou dar a metade dos meu bens aos pobres e,se tiver defraudado alguém,restituirei-o quádruplo na edição Editora vozes e Editora Santuário de 4/10/1982 Diz:V8-Zaqueu entretanto,de Pé disse ao senhor"Senhor dou a metade dos Bens aos pobres e,se em alguma coisa prejudiquei,alguém, restituo quatro vezes mais.Na Edição Pastoral ,Paulus de 26 de Novembro de 1991 lembra-nos:v.2-Havia ai um homem chamado Zaqueu:era chefe dos cobradores de impostos,e muito rico
v8-Zaqueu ficou de Pé e disse ao senhor,eu dou aos pobres,e se roubei alguém vou devolver quatro vezes mais.
Na Edição da CNBB de 29 de junho de 2009.Encontramos:
v.2-Havia ali um homem chamado Zaqueu,que era chefe dos publicanos e muito Rico.v-8:Zaqueu pôs-se de pé,e disse ao Senhor:Senhor a metade dos meus Bens darei aos pobres e se prejudiquei alguém,vou devolver quatro vezes mais.A Bíblia sagrada.Traduzida em português por João Ferreira de Almeida.Revista e atualizada no Brasil 2ed.Barueri-Sp:Sociedade Biblicado do Brasil.1993:
Diz:v2-Eis que um homem,chamado Zaqueu,maioral dos Publicanos e rico.v-8: Entrementes, Zaqueu,se levantou e disse ao Senhor,resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens,e,se nalguma coisa tenha fraudado alguém,Restituo quatro vezes mais.
Pois bem estas passagens vêm fazer com que no contexto Zaqueu ao receber o convite de Jesus,faz uma confissão abrir seu coração para uma nova realidade em sua vida ele percebi a necessidade de mostrar a Jesus que mesmo vivendo a condição de cobrador de impostos ele demonstra ser um Homem justo,pois bem sabemos que os cobradores de impostos eram considerados pecadores,injustos e acima de tudo ladrões.Lembrando que este pensamento era permanente naquela época,mais Zaqueu nós mostra que mediante a seu cargo podemos assim dizer devemos observamos que entre eles deveria de existir Homens justos que fazia nada mais que nada menos sua função.Você exercer sua função e uma coisa,usar dela para proveito próprio e outra coisa.Ele relata a Jesus que é um Homem que não se apegou as riquezas e tão pouco sua posição,pois ela lembra que daria a metade de seus Bens aos pobres e se tive-se desfraudado a alguém daria o quadruplo.Em nossos dias fazemos clíticas de diversas formas em varias situações como que também,em todo segmento. Zaqueu faz parti de um sistema que corrompe é explora as pessoas daquela época,mais ao meu ver não usa de sua posição para fazer com que as pessoas pude-se ser exploradas,pois sua atitude diante de Jesus nos mostra isso pois o texto lembra isso a todos nos.Jesus e aquele que recebe esta confissão e logo lembra a todos que Zaqueu e filho de Abraão.
9.Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão.
10.Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

É bom lembrarmos que no texto Anterior ou seja no capitulo 18 de São Lucas Jesus mostra nos,a parábola da viúva versículo de 1-8,depois fala do Fariseu e o Publicano,versículo 9-14 em seguida comenta sobre as Crianças versículo 15-17 depois do rico querendo seguir Jesus 18-30,logo em seguida fala aos 12 Apóstolos sobre sua entrega 31-34,depois temos a cura do cego de Jerico que gritava Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim!35-34.E em seguida a passagem que estamos reflectindo Zaqueu.Diante destas situações Jesus vêm fazendo com que o povo tive-se uma mudança na oração de sermos perseverantes na mesma,e orarmos com sinceridade pois ele nos conhece.O acolhimento para com as crianças e a necessidade de nos tornamos como elas no sentido da confiança,Amor e acima de tudo a sinceridade.Mostra a observância dos Mandamentos e o desapego as Riquezas e o desejo de que as pessoas obtive-se a cura Não só a cura Física mais também a Espiritual,em relação ao cego de Jerico ele teve a cura física mais reconheceu a Glória de Deus,e Jesus lembrou a Fé que ele tinha.Zaqueu teve o desejo de ver Jesus foi ao seu encontro mais foi encontrado por Jesus.Mediante a esse encontro a salvação venho também para os seus pois Jesus assim diz:Hoje aconteceu a salvação para esta casa.Dentro de tudo isso partilhado não poderia de dizer que devemos pedir sempre o Espírito Santo de Deus para que venha até nos o entendimento em relação a sua Santa palavra,e não vamos deixar que em nosso coração venha o senso clítico,mais possamos olhar com Compaixão e Misericórdia como Jesus ensina.É no decorrer de nossa caminhada iremos perceber a necessidade de olharmos o Mundo com a ótica do Espírito Santo e não com o olhar do Mundo,pois o olhar do Mundo nós cega para coisas de Deus.Assim espero ter contribuído com os Irmãos em relação a Zaqueu pois não devemos julgar precipitadamente pois depois seguido o texto Bíblico aquele povo que dizia"Bendito o Rei,que vêm em nome do Senhor!Paz no céu e Glória nas alturas e o mesmo povo que gritou"CRUCIFICA-O CRUCIFICA-O!.
Termino minha reflexão sobre esta passagem sobre Zaqueu no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas porque senti no coração a vontade de mostrar sobre a ação do Espírito Santo,que devemos cada vez mais aprofundarmos na palavra de Deus para estarmos Aptos para comunica-la pois o próprio Jesus exorta-nos:
40.O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.(Lc 6)
Que como Maria Santíssima Esposa do Espírito Santo sejamos sempre capacitados por ele hoje e sempre.Pois é bom lembrarmos que o nome de ZAQUEU SIGNIFICA:PURO OU CASTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário