domingo, 26 de junho de 2011

MISSA E CULTO

Venho através deste trazer a partilha com os Irmãos e Irmãs,algumas considerações sobre o tema mencionado.
Precisamos sempre fazer valer,aquilo que o Espírito Santo de Deus nos favorece,ou seja?nos capacita para compreendermos,o que Deus Pai de fato quer de cada um de nos.
Como sabemos ele é:Consolador e também aquele que nos revela a verdade.Sabemos também que a cada dia algo novo nos é revelado,Jesus em seu Evangelho nos incentiva a buscar as revelações e a formação?Ouçamos:
27.Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.(Mt 11)

40.O discípulo não está acima do mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.(Lc 6)

Partindo deste princípio,passaremos para o tema a ser partilhado.
MISSA:Celebração fundamental do culto católico,que comemora a ceia de Cristo e seu Sacrifício pela humanidade.

CULTO:Adoração ou homenagem á divindade em qualquer de suas formas e em qualquer Religião.
Gostaria de dizer que estas considerações,encontramos no Aurélio ou seja,Dicionário da língua Portuguesa.Si olharmos sobre á ótica do Espírito Santo,podemos observa que a palavra?MISSA nuns lembra o Sacrifício de Jesus Cristo por nos.Em contra partida a palavra CULTO?faz qualificação de demais formas de expressão Religiosa.Sendo assim ao dizer que vou ao Culto,preciso afirma que tipo de Culto estou indo.
Ao mi referir ir a Missa,automaticamente vêm ao pesamento,a atualização do Sacrifício de Jesus Cristo por nos,é ao mesmo tempo alimento salutar,para Missão.
Pois a palavra MISSA vem do LATIM "tardio missa",QUE É A FORMA SUBSTANTIVA DO latim "MITTERO"ou seja"ENVIAR" da formula final do ofício Religioso""ITE MISSA "EST son.
Mediante a este esclarecimento vamos aproveitar,para trazer algumas considerações sobre a LITURGIA.
Fazendo valer a grandiosidade da celebração da Missa em concordância com a ação litúrgica,ambas ligadas uma a outra,é para isto iremos recorrer ao,Catecismo da Igreja Católica.
Para melhor entender,vejamos o significado da palavra Liturgia?

1069 A palavra "liturgia" significa originalmente "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo". Na tradição cristã. ela quer significar que O povo de Deus toma parte na "obra de Deus". Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.

§1070 A palavra "liturgia" no Novo Testamento é empregada para designar não somente a celebração do culto divino, mas também o anúncio do Evangelho e a caridade em ato. Em todas essas situações, trata-se do serviço de Deus e dos homens. Na celebração litúrgica, a Igreja é serva à imagem do seu Senhor, o único "liturgo", participando de seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e régio (serviço de caridade): Com razão, portanto, a liturgia é tida como o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificação do homem, e é exercido o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros. Disto se segue que toda a celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo titulo e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja.

Interpretação da liturgia

L.13.15.1 Liturgia atualiza os acontecimentos salvadores

§1104 O ESPÍRITO SANTO ATUALIZA O MISTÉRIO DE CRISTO A liturgia cristã não somente recorda os acontecimentos que nos salvaram, como também os atualiza, toma-os presentes. O mistério pascal de Cristo é celebrado, não é repetido; o que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevêm a efusão do Espírito Santo que atualiza o único mistério.

L.13.15.2 Liturgia ação da Igreja.

§1071 Além de ser obra de Cristo, a liturgia é também uma ação de sua Igreja. Ela realiza e manifesta a Igreja corno sinal visível da comunhão entre Deus e os homens por meio de Cristo. Empenha os fiéis na vida nova da comunidade. Implica uma participação "consciente, ativa e frutuosa" de todos.

§1072 "A liturgia não esgota toda a ação da Igreja": ela tem de ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão; pode então produzir seus frutos na vida dos fiéis: a vida nova segundo o Espírito, o compromisso com a missão da Igreja e o serviço de sua unidade.

L.13.15.3 Liturgia ápice para o qual tende a ação da Igreja e fonte donde emana sua força

§1074 "A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja, e ao mesmo tempo é a fonte donde emana toda a sua força." Ela é, portanto, o lugar privilegiado da catequese do povo de Deus. "A catequese está intrinsecamente ligada a toda ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens."

L.13.15.4 Liturgia elemento constitutivo da Tradição

§1124 A é da Igreja é anterior à fé do fiel, que é convidado a aderir a ela. Quando a Igreja celebra os sacramentos, confessa a fé recebida dos apóstolos. Daí o adágio antigo: lex orandi, lex credendi ("a lei da oração é a lei da fé") (ou então: legem credendi, lex statuat supplicandia lei do que suplica estabeleça a lei do que crê, segundo Próspero de Aquitânia [século V). A lei da oração é a lei da fé, ou seja: a Igreja traduz em sua profissão de fé aquilo que expressa em sua oração. A liturgia é um elemento constitutivo da santa e viva Tradição.

L.13.15.5 Liturgia lugar privilegiado da catequese

§1074 "A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja, e ao mesmo tempo é a fonte donde emana toda a sua força." Ela é, portanto, o lugar privilegiado da catequese do povo de Deus. "A catequese está intrinsecamente ligada a toda ação litúrgica e sacramental, pois é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens."

L.13.15.6 Liturgia resposta da fé

§1083 Compreende-se então a dupla dimensão da liturgia cristã como resposta de fé e de amor às "bênçãos espirituais" com as quais o Pai nos presenteia. Por um lado, a Igreja, unida a seu Senhor e "sob a ação do Espírito Santo", bendiz o Pai "por seu dom inefável" (2Cor 9,15) mediante a adoração, o louvor e a ação de graças. Por outro lado, e até a consumação do projeto de Deus, a Igreja não cessa de oferecer ao Pai "a oferenda de seus próprios dons" e de implorar que Ele envie o Espírito Santo sobre a oferta, sobre si mesma, sobre os fiéis e sobre o mundo inteiro, a fim de que pela comunhão com a morte e a ressurreição de Cristo Sacerdote e pelo poder do Espírito estas bênçãos divinas produzam frutos de vida "para louvor e glória de sua graça" (Ef 1,6).

L.13.15.7 Renovação da liturgia segundo as várias culturas

§1204 LITURGIA E CULTURAS Por isso a celebração da liturgia deve corresponder ao gênio e à cultura dos diferentes povos. Para que o mistério de Cristo seja "dado a conhecer a todos os gentios, para levá-los à obediência da fé" (Rm 16,26), deve ser anunciado, celebrado e vivido em todas as culturas, de sorte que estas não sejam abolidas, mas resgatadas e realizadas por ele". E mediante sua cultura humana própria, assumida e transfigurada por Cristo, que a multidão dos filhos de Deus tem acesso ao Pai, para glorificá-lo, em um só Espírito.

§1205 "Na liturgia, sobretudo na liturgia dos sacramentos, existe uma parte imutável - por ser de instituição divina -, da qual a Igreja é guardiã, e há partes suscetíveis de mudança, que ela tem o poder e, algumas vezes, até o dever de adaptar às culturas dos povos recentemente evangelizados.

§1206 "A diversidade litúrgica pode ser fonte de enriquecimento, mas pode também provocar tensões, incompreensões reciprocas e até mesmo cismas. Neste campo, é claro que a diversidade não deve prejudicar a unidade. Esta unidade não pode exprimir-se senão na fidelidade à fé comum, aos sinais sacramentais que a Igreja recebeu de Cristo, e à comunhão hierárquica. A adaptação às culturas requer uma conversão do coração e, se necessário, a ruptura com hábitos ancestrais incompatíveis com a fé católica."

6 Sem confundir-se com eles, a catequese se articula em torno de determinado número de elementos da missão pastoral da Igreja que têm um aspecto catequético e que preparam a catequese ou dela derivam: primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer; experiência de vida cristã; celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário.

Assim meus amados Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus,termino esta partilha com,o coração renovado,e com Espírito entusiasmado,por esse momento de crescimento junto de todos,pois sabemos o quanto precisamos de formação.Deixo uma exortação de São Tiago,para finalizar.

19.Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e outro o reconduzir,
20.que este então saiba: quem faz voltar um pecador do seu caminho errado, o salvará da morte e cobrirá uma multidão de pecados.(Tg 5)
Que a Bem Aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja é nossa nos ajude,a sermos Fieis a palavra de Deus,ao seguimento ao seu filho nosso Senhor e Salvador,Jesus Cristo e ao Magistério da Igreja,Assim seja AMÉM.








Um comentário:

  1. Lívia Batista........

    Obrigada por nos esclarecer o significado da Santa Missa e sua importância para nos mantermos firmes na fé unidos a Jesus Cristo. Muitas pessoas , mesmo os batizados, não acreditam na importância que é a participação ativa na igreja , do qual é formada, como você João explicou , por Jesus que é a cabeça e nós os fiéis que somos os membros , e por isso, acham conveniente não participar da igreja e resolvem fazer a sua própria vontade, porém na celebração da liturgia nos unimos a Cristo pela ação do Espírito Santo para estarmos em comunhão com o Senhor , louvando e sendo um só corpo, onde Jesus é a cabeça e nós somos os membros, do qual não existe uma cabeça sem o corpo, também não existe Cristão sem a cabeça que é Jesus Cristo. Para fazermos a vontade de Deus como convém a Santos e não a nossa!!!Uma boa tarde e fique sempre com Deus!!!

    ResponderExcluir