sábado, 30 de julho de 2011

DINHEIRO TRAZ FELICIDADE

Ao ouvirmos tal afirmação,sempre vêm em nosso pesamento,algumas frases?dinheiro não traz felicidade!mas manda buscar."Dinheiro é bom no bolso."Quem têm dinheiro têm tudo".É dai por diante.Sendo assim!o que está afirmação,vem falar ao meu coração,como que eu lindo com a questão,do dinheiro,qual a importância dele em minha vida.No decorrer de nossa caminhada,precisamos fazer estás indagações pois até então,como lidar com está questão.
Temos duas formas de olharmos:Primeiro ponto?Sobre a ótica do mundo.Segundo ponto?sobre a ótica do Espírito Santo de Deus.Em relação a primeira sabemos,que poderíamos enumera diversas,como O Prazer,Poder,Autoritarismo,Querer sempre mais,é por ai a fora.
Pois é bom lembrar-nos que a sagrada escritura nos adiverte:
9.Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.(Ap 12)

No catecismo da Igreja católica encontramos:

26.1 "Avaro não se farta de dinheiro"

§2536 O décimo mandamento proíbe a avidez e o desejo de uma apropriação desmedida dos bens terrenos; proíbe a cupidez desmedida nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder. Proíbe ainda o desejo de cometer uma injustiça pela qual se prejudicaria o próximo em seus bens temporais:

Quando a Lei nos diz: "Não cobiçarás", ordena-nos, em outros termos, que afastemos nossos desejos de tudo aquilo que não nos pertence. Pois a sede dos bens do próximo é imensa, infinita e nunca saciada, como está escrito: "Quem ama o dinheiro nunca se de dinheiro" (Ecl 5,9).

D.26.2 Idolatria e culto do dinheiro

§2113 A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro", diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar "a Besta", recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.

§2172 O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus "retomou o fôlego" no sétimo dia (Ex 31,17), também o homem deve "folgar" e deixar que os outros, sobretudo os pobres, "retomem fôlego". O sábado faz cessar os trabalhos cotidianos e concede uma pausa. E um dia de protesto contra as escravidões do trabalho e o culto do dinheiro

§2424 Uma teoria que faz do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade econômica é moralmente inaceitável. O apetite desordenado pelo dinheiro não deixa de produzir seus efeitos perversos. Ele é uma das causas dos numerosos conflitos que perturbam a ordem social.

Um sistema que "sacrifica os direitos fundamentais das pessoas e dos grupos à organização coletiva da produção" é contrário à dignidade do homem. Toda prática que reduz as pessoas a não serem mais que meros meios que têm em vista o lucro escraviza o homem, conduz a idolatria do dinheiro e contribui para difundir o ateísmo. "Não podeis servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24; Lc 16,13).

D.26.3 Proibição de empréstimo a juros

§2449 Já no Antigo Testamento, todas as medidas jurídicas (ano de perdão, proibição de empréstimo a juros e da manutenção de penhora, obrigação do dízimo, pagamento cotidiano ao trabalhador diarista, direito de rebusca nas vinhas e respiga nos campos) são uma resposta à exortação do Deuteronômio:

"Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor de teu irmão que é humilhado e pobre em tua terra" (Dt 15,11). Jesus faz suas essas palavras:

"Sempre tereis pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis" (Jo 12,8). Dessa forma, ele não deixa caducar a veemência dos oráculos antigos contra aqueles que "compram o fraco com prata e o indigente por um par de sandálias..." (Am 8,6), mas Ele nos convida a reconhecer sua presença nos pobres, que são seus irmãos:

No dia em que sua mãe a repreendeu por manter em casa pobres e doentes, Santa Rosa de Lima lhe replicou: "Quando servimos aos pobres e doentes, servimos a Jesus. Não nos devemos cansar de ajudar o próximo, porque neles é a Jesus que servimos".

D.26.4 Simonia

§2121 A simonia é definida como a compra ou a venda de realidades espirituais. A Simão, o mago, que queria comprar o poder espiritual que via em ação nos Apóstolos, Pedro responde: "Pereça o teu dinheiro, e tu com ele, porque julgaste poder comprar com dinheiro o dom de Deus" (At 8,20). Desta maneira, Pedro obedecia à Palavra de Jesus: "De graça rece-1 bestes, dai de graça" (Mt 10,8). É impossível apropriar-se dos bens espirituais e comportar-se em relação a eles como um possuidor ou um dono, pois a fonte deles é Deus. Só se pode recebê-los gratuitamente dele.

Sobre a segunda ótica,teremos como ponto de partida,a palavra de Deus,na qual todos nos devemos,pautar nossas vidas.Assim vamos,ouvir Deus falar conosco:

4.Abrão partiu, como o SENHOR lhe havia dito, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos ao partir de Harã.
5.Ele levou consigo sua mulher Sarai, o sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, além dos escravos que haviam adquirido em Harã. Assim partiram rumo à terra de Canaã, e ali chegaram.(Gn 12)

Já no princípio Abrão nos mostra,o desapego dos bens pois,o texto diz que ele tinha bens.
Salomão também teve a oportunidade de si farta,poderíamos assim dizer,no entanto,nos ensina ao contrário ouçamos:

7.Agora, SENHOR, meu Deus, fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar.
8.Teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular.
9.Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
10.Este pedido de Salomão agradou ao SENHOR.
11.Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça,
12.vou satisfazer o teu pedido. Dou-te um coração sábio e inteligente, de modo que não houve teu igual antes de ti, nem haverá depois de ti.
13.E dou-te também o que não pediste: as riquezas e a glória, de tal modo que não haverá teu igual entre os reis durante toda a tua vida.
14.E se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos e mandamentos, a exemplo de Davi, teu pai, eu te darei uma longa vida”.
15.Então Salomão despertou e compreendeu que era um sonho. Chegando a Jerusalém, pôs-se diante da arca da Aliança, ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão, e ofereceu um banquete a todos os seus servos.(IRs 3)

Só que depois sabemos,Salomão não foi fiel a Deus.

Nosso Senhor Jesus Cristo chega a determinar:

19.“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam.
20.Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam.
21.Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.(Mt 6)

No inicio do cristianismo temos o modelo de comunidade crista?

32.A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33.Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava-se a graça † de Deus.
34.Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35.e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
36.Assim fez José, que os apóstolos chamavam de Barnabé ( que significa “filho da consolação” ). Era levita, natural de Chipre.
37.Ele possuía um campo, vendeu-o e depositou o dinheiro aos pés dos apóstolos.(At 4)

A corrupção também queria fazer parti,daquela comunidade de Fé,porem Deus como sempre si manifesta,na historia ouçamos:

1.Ora, um homem chamado Ananias, junto com sua mulher Safira, vendeu sua propriedade,
2.mas, com o conhecimento da mulher, ficou com uma parte do dinheiro e depositou só uma parcela aos pés dos apóstolos.
3.Então, Pedro disse: “Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mintas ao Espírito Santo e retenhas uma parte do preço da propriedade?
4.Ficando como estava, não permaneceria tua? E vendendo-a, o dinheiro não ficaria teu? Como pôde tal coisa passar por tua cabeça? Não é a homens que mentiste, mas a Deus”.
5.Ao ouvir essas palavras, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ficaram sabendo.
6.Vieram então os jovens para envolver o corpo e o levaram à sepultura.
7.Umas três horas depois, entrou sua mulher, sem saber do acontecido.
8.Pedro lhe dirigiu a palavra: “Foi por essa quantia mesmo que vendeste a propriedade?” Ela confirmou: “Sim, foi”.
9.Pedro replicou: “Por que combinastes pôr à prova o Espírito Santo? Olha, os pés dos que enterraram teu marido estão à porta para levar a ti também!”
10.No mesmo instante, ela caiu morta diante de seus pés. Ao entrarem, os jovens a encontraram morta e levaram-na para sepultá-la junto do marido.
11.Grande temor apoderou-se de toda a Igreja e de todos os que ficaram sabendo do acontecido.(At 5)

São Paulo também nos exorta:
7.Com efeito, não trouxemos nada para este mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma.
8.Então, tendo com que nos sustentar e nos vestir, fiquemos contentes.
9.Pois os que querem enriquecer caem em muitas tentações e laços, em desejos insensatos e nocivos, que mergulham os homens na ruína e perdição.
10.Na verdade, a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos.(ITm 6)

17.Ordena aos ricos deste mundo que rejeitem o orgulho e não ponham sua esperança na riqueza incerta, mas em Deus que nos provê abundantemente de tudo para nosso bom uso.
18.Ordena-lhes, ainda, que façam o bem e se enriqueçam de boas obras, que sejam prontos para dar e generosos.
19.Assim acumularão para si mesmos um valioso tesouro para o futuro, a fim de obterem a vida verdadeira.



São João também nos lembra:
15.Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16.Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo.
17.Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.(IJo 2)

São Paulo mostra-nos como viver,é como e gratificante a partilha.
10.Muito me alegrei no Senhor, porque, afinal, refloresceu vossa solicitude por mim. Na verdade, tínheis essa solicitude, mas não tínheis ocasião de manifestá-la.
11.Não digo isso por estar passando necessidade. Pois aprendi a me bastar em qualquer situação.
12.Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta.
13.Tudo posso naquele que me dá força.
14.No entanto, fizestes bem em querer compartilhar as minhas dificuldades.
15.Filipenses, bem sabeis que, nos começos da pregação do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja, a não ser a vossa, quis movimentar comigo uma conta de débitos e créditos.
16.Estando eu em Tessalônica, mais de uma vez me enviastes o de que eu tinha necessidade.
17.Não que eu esteja desejando os vossos donativos; ao contrário, eu desejo o fruto que aumente o vosso haver.
18.Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até demais, depois que recebi de Epafrodito as vossas ofertas. Elas são como um suave perfume, um sacrifício aceito e agradável a Deus.
19.O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.
20.Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém.(Fl 4)

Mediante a tudo isto,peçamos ao Espírito Santo de Deus,que possamos deixar sermos guiados,pela sua palavra,é poder dizer que a felicidade esta em Cristo.Dentro deste contexto da partilha finalizo com uma,exortação de São João:
17.Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?(IJo 3)


2 comentários:

  1. verdade devemos usar o dinheiro e não deixar que ele nos use. não permitir que ele nos domine, nos escravisando. o apego pode por muita gente a perder e afastar da graça. sejamos prudentes usando para as nossas necessides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que devemos valorar o dinheiro. Sabemos o quanto custa ganhá-lo honradamente. Quando vemos alguem que esbanja o dinheiro que nem é seu e sim de uma Instituição, certamente é por que nem sabe as dificuldades daqueles que contribuiram para a arrecadação. Que DEUS se apiede de suas almas no "grande acerto de contas"...

      Excluir