Loading...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maria em Pentecostes




Sabemos que Maria Santíssima,é conhecida com diversos títulos e nomes.Consideramos Maria como a Esposa do Espírito Santo,pois o Anjo Gabriel assim diz:"O ESPÍRITO SANTO DESCERA SOBRE TI,E O PODER DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM SUA SOMBRA.POR ISSO,AQUELE QUE VAI NASCER SERÁ CHAMADO SANTO,FILHO DE DEUS.

O catecismo da Igreja nos ensina:"ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA
721         Maria, a Mãe de Deus toda santa, sempre Virgem, é a obra prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo pela primeira vez no plano da salvação e porque o seu Espírito a preparou, o Pai encontra a Morada em, que seu Filho e seu Espírito podem habitar entre os homens. E neste sentido que a Tradição da Igreja muitas vezes leu, com relação a Maria, os mais belos textos sobre a Sabedoria: Maria é decantada e representada na Liturgia como o "trono da Sabedoria[a88]". Nela começam a manifestar-se as "maravilhas de Deus" que o Espírito vai realizar em Cristo e na Igreja.
(Parágrafo relacionado 484)
722         O Espírito Santo preparou Maria com sua graça. Convinha que fosse "cheia de graça" a mãe daquele em quem "habita corporalmente a Plenitude da Divindade" (Cl 2,9). Por pura graça, ela foi concebida sem pecado como a mais humilde das criaturas; a mais capaz de acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso. É com razão que o anjo Gabriel a saúda como a "filha de Sião": "Alegra-te[a89]". É a ação de graças de todo o Povo de Deus, e portanto da Igreja, que ela faz subir ao Pai no Espírito Santo em seu cântico[a90], enquanto traz em si o Filho Eterno.
(Parágrafos relacionados 489,2676)
723         Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. Sua virgindade transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito [a91]e da [a92].
(Parágrafos relacionados 485,506)
724         Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai tornado Filho da Virgem. Ela é a Sarça ardente da Teofania definitiva: repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne, e é aos Pobres [a93]e às primícias das nações [a94]que ela o dá a conhecer.
(Parágrafos relacionados 208,2619)
725         Finalmente, por Maria o Espírito Santo começa a pôr em Comunhão com Cristo os homens, "objetos do amor benevolente de Deus[a95]", e os humildes são sempre os primeiros a recebê-lo: os pastores, os magos, Simeão e Ana, os esposos de Caná e os primeiros discípulos.
(Parágrafo relacionado 963)
726         Ao final desta missão do Espírito, Maria torna-se a "Mulher", nova Eva, "mãe dos viventes", Mãe do "Cristo total[a96]". É nesta qualidade que ela está presente com os Doze, “com um só coração, assíduos à oração" (At 1,14), na aurora dos "últimos tempos" que o Espírito vai inaugurar na manhã de Pentecostes, com a manifestação da Igreja.

 Ao meu ver!Maria em Pentecostes,não recebe o Espírito Santo,ela e testemunha da ação eficaz,do Espírito Santo no plano da salvação,é como si naquele momento diante dos Apostolo, ela;disse-se não tenhas medo,do poder que vêm do céu,através do meu filho,si abram para essa graça,si deixem conduzir por ele,é a força que vocês precisam para a caminhada,para testemunhar Jesus,é ir até o final,vejam aqui estou,como portadora dessa graça,como aquela que se deixou conduzir por ele,para cumprir os desígnios de Deus Pai.
Interessante fazer esta partilha,pois revendo este momento,que nos Cristãos Católicos vivenciamos que é Pentecostes,em minhas orações foi colocado esta expiração,ante então não sei si já ouvi algum texto,dentro desta reflexão,sobre Maria em Pentecostes,sabemos que ela nos trouxe o Salvador,que estava aos Pés da Cruz,que ela é Modelo,mais diante de tudo que Maria Santíssima,passou têm;como imaginar ela sem a ação do Espírito Santo,si observarmos sua trajetória,meu irmão,minha irmã,só através da força do Espírito Santo.
Força esta que também conduziu Jesus.
Jesus,cheio do Espírito Santo,voltou do Rio Jordão e,no Espírito,era conduzido pelo deserto.(Lc 4,1)
Jesus voltou para a galiléia,com a força do Espírito,e sua fama se espalhou por toda a Região.Ele Ensinava nas sinagogas dele e todos o elogiavam.(Lc 4;14-15)
Aos Apostolos ele lembrou:
Jesus os Exorta:João Batizou com água,vós,porém,dentro de poucos dias sereis Batizados com o Espírito Santo.Mas Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós,para serdes minhas testemunhas em Jerusalém,por toda a Judéia e samaria,e até os confins da terra.
Si o Próprio Jesus Disse,que o Espírito Santo é aquele que faz dar testemunho dele,então minha reflexição sobre Maria estar em Pentecostes,como testemunha da ação da Força do Espírito Santo,e sua eficácia não é nenhuma Erezia.
Que possamos também,batizados que somos,fazermos um pentecostes Diário em nossas vidas.
Pois sem sua ação em nós nada somos é a Palavra exorta-nos:

19.Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus? Ignorais que não pertenceis a vós mesmos?(I Cor 6;19)


12.Assim também vós: já que aspirais aos dons espirituais, procurai possuí-los em abundância para a edificação da Igreja.(I Cor 14;12)

 16.Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal.
17.Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.
18.Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.
19.São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão,
20.idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções,
21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.
22.O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade,
23.mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei.
24.Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.
25.Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito.(Gl 5;16-25)

5.Os que vivem segundo a carne se voltam para o que é da carne; os que vivem segundo o Espírito se voltam para o que é espiritual.
6.Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz.
7.Portanto, as aspirações da carne são uma rebeldia contra Deus: não se submetem — nem poderiam submeter-se — à Lei de Deus.
8.Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.(Rm 8;5-8)

 14.Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15.De fato, vós não recebestes espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos, e no qual clamamos: “Abbá, Pai!”
16.O próprio Espírito se une ao nosso espírito, atestando que somos filhos de Deus.
17.E, se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se, de fato, sofremos com ele, para sermos também glorificados com ele.(Rm 8;14-17)

 26.Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.
27.E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, pois é de acordo com Deus que ele intercede em favor dos santos.(Rm 8;26-27)
Mediante a Tudo isto,façamos está Jaculatória de Santa Terezinha do Menino Jesus.
"É Preciso Que O Espirito Santo,Seja a Vida do Meu Coração"
Assim Seja Amém







Um comentário:

  1. verdade irmão, eu acredito na participação de Nossa Senhora, no plano de Salvalçao de Deus. Ela faz parte do plano divino, para a salvação humana. Ela é co-redentora e está presente diretamente na Igreja de Jesus Cristo. eu não posso imaginar uma igreja sem Maria. quanto mais me aprofundo, mais tenho certeza da sua participação na caminhada da igreja, como ouxiliadora dos Cristãos e madianeira entre o humano e o divino. isso sem contar que Ela é imaculada e muito mais.

    ResponderExcluir