sexta-feira, 8 de julho de 2011

OUVIR A VOZ


Recentemente partilhava com uma Irmã,uma situação na qual um irmão estava passando,com isto surgiu em um determinado momento,uma reflexão sobre oração.Pois ele estava precisando muito de oração,devido a gravidade do caso,foi quando ela partilhou um texto Bíblico,para que si reza-se durante três dias.Ao mi deparar com o texto, é analisar a situação que o irmão estava vivenciado,percebe,que não estava condizendo com aquilo,que ele estava vivendo.
Perguntei a ela como tal texto havia surgido,então respondeu-me que estava diante de Jesus Sacramentado,ou seja na capela do Santíssimo.Quando disse a ela novamente si no momento da oração,eles que estavam ali reunidos,estava em oração para a situação que aquele irmão,vivia naquele momento. para minha surpresa não,mais a oração estava sendo para outra pessoa,comecei então a partilha com ela,a necessidade de verdadeiramente estarmos em comunhão com Deus Pai,é deixando a força do Espírito Santo agir.Assim venho ao meu coração o desejo de tal partilha,porque muita das vezes dizemos que o Senhor esta,falando conosco nuns dando um discernimento e fazemos ao contrario.Ele quer de nos uma coisa,e fazemos outra,é importante vivenciar a Trindade Santa em sua totalidade,Deus Pai,Filho é Espírito Santo,três pessoas distintas numa só.Deixemo-nos sermos exortados pela palavra de Deus,para de fato sabermos si é Deus,que fala conosco.
1.Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.
2.Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia.
3.Pensou: “Vou aproximar-me para admirar esta visão maravilhosa: como é que a sarça não pára de queimar?”
4.Vendo o Senhor que Moisés se aproximava para observar, Deus o chamou do meio da sarça: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou!”
5.Deus lhe disse: “Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é chão sagrado”.
6.E acrescentou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.
7.O SENHOR lhe disse: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos.
8.Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel: para a região dos cananeus e dos heteus, dos amorreus e dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus.
9.O grito de aflição dos israelitas chegou até mim. Eu vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles.
10.E agora, vai! Eu te envio ao faraó para que faças sair o meu povo, os israelitas, do Egito”.
11.Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas do Egito?”
12.Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será para ti o sinal de que eu te envio: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.
13.Moisés disse a Deus: “Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que devo responder?”
14.Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me a vós”.(Ex 3)

1.Após a morte de Moisés, o servo do SENHOR, falou o SENHOR a Josué, filho de Nun e ajudante de Moisés:
2.“Moisés, meu servo, morreu. Agora, levanta-te e atravessa o rio Jordão, tu e todo este povo, para a terra que vou dar aos filhos de Israel.
3.Eu vos dou todo lugar que a planta de vossos pés pisar, conforme prometi a Moisés.
4.O vosso território se estenderá do deserto e do Líbano ao grande rio, o Eufrates, por toda a terra dos heteus, até ao Grande Mar, a ocidente.
5.Ninguém te poderá resistir enquanto viveres. Assim como estive com Moisés, estarei contigo. Não te deixarei nem te abandonarei.
6.Sê forte e corajoso, pois farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais.
7.Sim, sê forte e muito corajoso, e cuida de agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes.
8.Não cesses de falar deste livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem sucedido.
9.Não te ordenei que sejas forte e corajoso? Não tenhas medo, não te acovardes, pois o SENHOR, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás”.(Js1)

1.O jovem Samuel servia ao SENHOR sob as ordens de Eli. Naquele tempo a palavra do SENHOR era rara e as visões não eram freqüentes.
2.Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar.
3.A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do SENHOR, onde se encontrava a arca de Deus.
4.Então o SENHOR chamou: “Samuel, Samuel!” — “Estou aqui”, respondeu,
5.e correu para junto de Eli: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.
6.O SENHOR chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!”
7.( Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois, até então, a palavra do SENHOR não se tinha manifestado a ele. )
8.O SENHOR chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu então que era o SENHOR que estava chamando o menino
9.e disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: “Fala, SENHOR, que teu servo escuta!” E Samuel voltou a seu lugar para dormir.
10.O SENHOR veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”.
11.O SENHOR disse a Samuel: “Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de todos os que a ouvirem.
12.Naquele dia, farei cumprir-se contra Eli tudo o que disse acerca de sua casa. Começarei e cumprirei.
13.Eu lhe predisse que sua casa seria condenada para sempre por causa da iniqüidade, pois ele sabia que seus filhos ofendiam a Deus e não os repreendeu.
14.Por isso jurei à casa de Eli que a iniqüidade de sua casa jamais será perdoada, nem com sacrifícios nem com oferendas”.
15.Samuel dormiu até de manhã e abriu as portas da casa do SENHOR. Samuel temia contar a visão a Eli.
16.Mas Eli o chamou e disse: “Samuel, meu filho!” E ele respondeu, dizendo: “Eis-me aqui!”
17.Eli perguntou-lhe: “Qual a palavra que te foi dita? Peço-te que não me ocultes nada! Que Deus te faça o mesmo mal e mais outro tanto, se me esconderes uma só palavra de tudo o que ele te disse”.
18.Então Samuel lhe contou tudo, sem lhe ocultar coisa alguma. Eli respondeu: “Ele é o SENHOR! Que faça o que lhe parecer bom!”
19.Samuel crescia, e o SENHOR estava com ele. E não deixava sem efeito nenhuma de suas palavras.
20.Todo o Israel, de Dã a Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do SENHOR.
21.O SENHOR continuou a aparecer em Silo. O SENHOR se manifestava a Samuel em Silo, segundo a palavra do SENHOR.
21.E a palavra de Samuel se fez ouvir a todo o Israel.(1Sm 3)

Poderíamos trazer mais textos Bíblico,no qual Deus si manifestava no meio do povo,chamado os profetas para que suas promessas,desse continuidade.Assim que através da força consoladora do Espírito Santo de Deus,possa-nos sempre viver da certeza que,quem nos fala é o Senhor.Pois sem esta capacitação do Espírito Santo,o qual recebemos no batismo,nada somos,sejamos impulsionados por ele para que saibamos,discerne tal chamado,como iremos agora finalizando esta partilha,deixando sempre sermos conduzidos pelo Senhor,hoje é sempre,peçamos também a Maria Santíssima Mãe da Igreja e nossa, a sermos fieis ao seu filho nosso Senhor é Salvador,Jesus Cristo,caminho verdade e vida,Amém assim seja.

1.Saulo, entretanto, respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao sumo sacerdote
2.e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse, adeptos do Caminho.
3.Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
4.Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saul, Saul, por que me persegues?”
5.Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.
6.Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.
7.Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.
8.Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então tomaram-no pela mão e o fizeram entrar em Damasco.
9.Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10.Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” Ele respondeu: “Aqui estou, Senhor!”
11.O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele está em oração
12.e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhe as mãos para que recupere a vista”.
13.Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus santos que estão em Jerusalém.
14.E aqui, † em Damasco, ele tem plenos poderes, da parte dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15.Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu nome às nações pagãs e aos reis, e também aos israelitas.
16.Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”.
17.Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs-lhe as mãos, dizendo: “Saul, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas pela estrada, mandou-me aqui para que tu recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18.Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas, e ele recobrou a vista. Em seguida, levantou-se e foi batizado.
19.Depois, alimentou-se e recuperou as forças. Saulo passou alguns dias com os discípulos que havia em Damasco
20.e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
21.Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Não é este o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam esse Nome? E não veio aqui, exatamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes?”
22.Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.(At 9)

Sto.Agostinho exorta:Volta a tua consciência,interroga-a...volta,irmãos;ao interior e em tudo o que fizerdes atentai para a testemunhar;Deus.

2 comentários:

  1. A oração é o alimento para nossa alma ; sem a oração ficamos doente da alma ....

    ResponderExcluir
  2. Na oração nos sentimos mais perto de Deus, buscamos forças para fazer a sua vontade e entregamos tudo o que somos e as nossas necessidades, é o caminho seguro para vencermos todas as dificuldades que enfrentamos nesta vida. Devemos orar com muita fé para também ajudar uns aos outros a amenizar os sofrimentos da vida, oração é ação e quando pedimos o Espírito Santo , Ele nos conduz no que precisamos pedir.

    ResponderExcluir