segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Devemos ser Intercesores



"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor,e o povo que ele escolheu para si como herança"(Sl 33;12)

Sempre partilho com os irmãos e irmãs,a necessidade de assumirmos nossa real condição de intercessor,pois o mundo care-se de homens e mulheres que dobre o joelho diante do senhor,para rogar a sua misericórdia para com a humanidade.Diante dessa consideração iremos deixarmos sermos conduzidos pela ação do Espírito Santo que recebemos no Batismo,e sermos exortados pela palavra que cura,salva e liberta.

16.Os homens levantaram-se e voltaram os olhos em direção de Sodoma. Abraão os acompanhava para deles se despedir.
17.O SENHOR disse consigo: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?
18.Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte, e nele serão abençoadas todas as nações da terra.
19.De fato, eu o escolhi para que ensine seus filhos e sua casa a guardarem os caminhos do SENHOR, praticando a justiça e o direito, a fim de que o SENHOR cumpra a respeito de Abraão o que lhe prometeu”.
20.Então o SENHOR disse: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado.
21.Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”.
22.Partindo dali, os homens se dirigiram a Sodoma, enquanto Abraão ficou ali na presença do SENHOR.
23.Então, aproximando-se, Abraão disse: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?
24.Se houvesse cinqüenta justos na cidade, acaso os exterminarias? Não perdoarias o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali vivem?
25.Longe de ti proceder assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio! Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?”
26.O SENHOR respondeu: “Se eu encontrar em Sodoma cinqüenta justos, perdoarei por causa deles a cidade inteira”.
27.Abraão prosseguiu e disse: “Sou bem atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza.
28.Se dos cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por causa dos cinco a cidade inteira?” O SENHOR respondeu-lhe: “Não a destruirei se achar ali quarenta e cinco justos”.
29.Insistiu ainda Abraão e disse: “E se forem só quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não a destruirei”.
30.Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se não houver mais do que trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o farei se encontrar somente trinta”.
31.Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor: e se houver apenas vinte justos?” Ele respondeu: “Não a destruirei, por causa dos vinte”.
32.E Abraão disse: “Que meu Senhor não se irrite, se falar só mais uma vez: e se houver apenas dez?” E ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruirei”.
33.Tendo acabado de falar a Abraão, o SENHOR partiu, e Abraão voltou para sua tenda.(Gn 18)

Dentro deste contexto como Abraão devemos assumirmos de fato nossa condição de intercessor.Por que vivemos momentos onde muitos corações se fecham para vivenciar o grande amor de Deus Pai para cada um de nós.Situações que na própria palavra de Deus já nós alertava para as realidades futuras ouçamos algumas delas:

1.Ficai sabendo que, nos últimos dias, sobrevirão momentos difíceis.
2.As pessoas serão egoístas, gananciosas, presunçosas, soberbas, difamadoras, rebeldes a seus pais, ingratas, sacrílegas,
3.sem coração, implacáveis, caluniadoras, incontinentes, desumanos, inimigos do bem,
4.traidoras, insolentes, presunçosas, mais amigas dos prazeres do que de Deus,
5.tendo a aparência da piedade, mas desmentindo o seu efeito. Foge também dessa gente.(IITm 3)
12.“A mim tudo é permitido, mas nem tudo me convém”. A mim tudo é permitido, mas não me deixarei dominar por coisa alguma.
13.Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos. Mas Deus destruirá um e outros. O corpo, porém, não é para a prostituição, ele é para o Senhor, e o Senhor é para o corpo;
14.e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder.
15.Porventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo? Poderia eu fazer dos membros de Cristo membros de uma prostituta?! De modo algum!
16.Não sabeis que aquele que se une a uma prostituta torna-se com ela um só corpo? Pois está dito: “Os dois serão uma só carne”.
17.Mas quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
18.Fugi da devassidão. Em geral, todo pecado que uma pessoa venha a cometer é exterior ao seu corpo. Mas quem pratica imoralidade sexual peca contra seu próprio corpo.
19.Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus? Ignorais que não pertenceis a vós mesmos?
20.De fato, fostes comprados, e por preço muito alto! Então, glorificai a Deus no vosso corpo.(ICr 6)

Sendo assim precisamos sermos intercessores,para fazer com que os corações se abram para palavra de Deus como o Profeta Ezequiel já exortava:

25.Derramarei sobre vós água pura e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos.
26.Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
27.Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos.
28.Habitareis na terra que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus.(Ez 36)

São Paulo também nos exorta para que estejamos na condição de intercessor:

10.Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força;
11.revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo.
12.Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço.
13.Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes.
14.Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça
15.e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz.
16.Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno.
17.Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18.Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos.(Ef 6)

Dentro desta temática São Judas exorta também:

20.Vós, porém, caríssimos, edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo,
21.de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
22.E aos que estão com dúvidas, tratai com misericórdia.
23.A certos outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis compadecer-vos, mas com temor, evitando até a roupa que a carne deles contaminou.(São Judas 1)

Pois bem diante destas colocações de fato preciso assumir minha condição de intercessor.Para que eu possa lembrar como Deus é maravilhoso e quando assumimos nossa condição de servos ele realiza seus designos para conosco,como a palavra nós lembra:

11.Deus realizava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo,
12.a tal ponto que pegavam lenços e aventais que tivessem tocado sua pele, para aplicá-los sobre os doentes, e as doenças os deixavam e os espíritos maus se retiravam.
13.Alguns exorcistas judeus itinerantes começaram igualmente a invocar o nome do “Senhor Jesus” sobre os que tinham espíritos maus. Diziam: “Por esse Jesus que Paulo está pregando, eu vos ordeno: saí!”
14.Os que faziam isso eram os sete filhos de Ceva, um sumo sacerdote judeu.
15.Mas o espírito mau reagiu, dizendo: “Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?”(Atos 19)
1.Pedro e João estavam subindo ao templo para a oração das três da tarde.
2.Vinha sendo carregado um homem, coxo de nascença, que todos os dias era colocado na porta do templo chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.
3.Quando viu Pedro e João entrarem no templo, o homem pediu uma esmola.
4.Pedro, com João, olhou bem para ele disse: “Olha para nós!”
5.O homem ficou olhando para eles, esperando receber alguma coisa.
6.Pedro então disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”
7.E tomando-o pela mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes,
8.ele saltou, ficou de pé e começou a andar. E entrou no templo junto com Pedro e João, andando, saltando e louvando a Deus.
9.Todo o povo viu o homem andando e louvando a Deus.
10.Reconheceram que era ele que pedia esmolas, sentado na Porta Formosa do templo. E ficaram cheios de assombro e de admiração pelo que lhe acontecera.(Atos 3)
13.Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos.(Jo 15)
19.Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e outro o reconduzir,
20.que este então saiba: quem faz voltar um pecador do seu caminho errado, o salvará da morte e cobrirá uma multidão de pecados.(Tg 5)
24.Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido.(Mc 11)

Assim queridos irmãos e irmãs assuma a sua condição de intercessor.E que o Espírito Santo de Deus nós ajude a assumir nossos postos,e que a bem Aventurada Virgem Maria nós auxilie na fidelidade a Deus Pai e seguimos de fato seu Filho e senhor nosso Jesus Cristo,pois ele nós lembra que determinadas situações só se vence com a Oração

28.Depois que Jesus voltou para casa, os discípulos lhe perguntaram, em particular: “Por que nós não conseguimos expulsá-lo?”
29.Ele respondeu: “Essa espécie só pode ser expulsa pela oração”.(Mc 9)

E o Salmista nós conforta:

12.§ Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que escolheu para si como herança.(Sl 33)

Hei,sejamos intercessores,assim seja Amém.

2 comentários:

  1. muito bom seu comentário. bem colocado, bem explicado e numa linguagem simples de entender. realmente gostei, eu ja fui um bom intercessor e pregador, disem as pessoas que sou bom orador, mas estou parado fazendo pouco, não consigo andar, mas tento diblar as perseguições, para poder fazer alguma coisa pela nossa igreja, que amo tanto. rese por mim para que eu saia desse estado.

    ResponderExcluir
  2. O que nós falta é cre fielmente no senhor.Orar e sermos intercessores de fé na nossa oração.O Senhor é bom e tem misericórdia de nós quado nós tornamos filhos dele.

    ResponderExcluir