segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jovem

"A juventude é um grande dom divino"

Em seu discurso aos jovens em Cuiabá,em 16 de Outubro de 1991.

O Papa João Paulo II dizia:A juventude é um grande dom divino,é”uma riqueza singular do homem”.

Para vocês,a vida se apresenta como uma estrada aberta para o infinito.É no coração do jovem que se desenham,se protejam e se forjam as perspectivas futuras da humanidade.Se for verdade que,infelizmente,existem obstáculos para o pleno desabrochar dos seus sonhos humanos,também é certo que estes sonhos permanecem sempre abertos aos grandes ideais.Nada nem ninguém,a não ser nós mesmos,pode desfrutar esses ideais.

Só Jesus é,e será sempre,a resposta aos grandes anseios,aos infinitos desejos,aos ideais mais elevados que fervilham no coração humano.Nele,em Jesus,está a Verdade sem sombra de mentira,nele,o Caminho claro e sem desvios,nele está a Vida(Cf. Jo 14,6).

Diante desta exortação de João Paulo II!ouçamos agora a voz de Deus,através da sua Palavra:

“Meu filho,empenhe-se na disciplina desde a juventude,e até na velhice você terá a sabedoria.Aproxime-se dela como quem ara e semeia,e espere pelos seus frutos saborosos.Você terá um pouco de trabalho para cultivá-la,mas logo comerá dos seus frutos,Para os insensatos,ela é penosa,e quem não tem bom senso desistirá dela.Ela a considera pesada como pedra,e logo se desfará dela.A sabedoria merece o nome que tem,pois não se manifesta para muitas pessoas. Escute,meu filho,aceite minha opinião e não rejeite o meu conselho.coloque os pés nos grilhões dela e o pescoço debaixo do seu jugo.Incline-se o ombro para carregá-la,sem se irritar com suas amarras.Aproxime-se dela com alma aberta,e siga-lhes os caminhos com todas as forças.Procure suas pegadas,e ela se manifestará a você.Uma vez possuída,não a deixe mais.No fim,você encontrará nela o repouso,e ela se transformará em alegria para você uma poderosa proteção,e o jugo dela um enfeite precioso.Seu jugo será ornamento de ouro e seus grilhões fitas de púrpura.Você a vestirá qual manto de glória,e a terá na cabeça como coroa de alegria. Se você quiser,meu filho,ficará instruído e se vocês se empenhar,se tornará hábil.Se você gosta de escutar,aprenderá;e se der ouvido,se tornará sábio.Freqüente a reunião dos anciãos e apegue-se a quem for sábio.Escute de boa vontade toda a palavra divina,e não se descuide das máximas sábias.Se você encontrar um homem sábio,madrugue para visitá-lo,e que seu pé gaste a soleira da ´porta dele.Reflita sobre os preceitos do Senhor e medite sem cessar nos mandamentos dele.Então ele fortificará em você a inteligência,e o seu desejo de sabedoria ficará saciado”(Eclo 6;18-37).

Vinde após mim,diz Jesus! Queridos jovens! Cristo os chama,Cristo os convoca,Cristo quer andar com vocês,para animar com seu Espírito os passos do Brasil rumo ao terceiro milênio.O Papa tem a certeza de que,no fundo da alma, vocês darão uma resposta generosa e vibrante a esta invocação: “Eis-me aqui,por que me chamaste!”(Cf. IRs 3,5)

Não tolerem que seus ideais cristãos sejam,como se diz nesta terra,”fogo de palha”.Combatam”o bom combate da fé”,do amor,da santidade!Esta é a meta de todo Cristão.

Sendo assim que o Espírito Santo impulsione nossos jovens,a viverem seu batismo no qual são chamados a estarem a serviço uns dos outros,aprendendo de Jesus Cristo,o filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir e que possam deixar-se ser seduzidos por Cristo e não pelas coisas do mundo.Por que as coisa do mundo passam mas a Palavra de Deus não passa,e aqueles que fazem a vontade do Pai permanecem para sempre.

Quereis viver uma sedução louvável aprendam,do Profeta Jeremias: ”Tu me seduzistes,Javé,e eu me deixei seduzir.Foste mais forte do que eu e venceste.”(Jr 20;7)

Assim que a exemplo de Maria,Mãe da Igreja e nossa estejamos sempre com os corações abertos,para juntos dizermos:”Eis aqui um servo(a) do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Pois não devemos nos esquecer que a nossa cidadania está no Céu.Está Realidade só é possível compreendela sobre a ótica do Espírito Santo.Devemos trazer para o nosso dia-a-dia a dependência do Espírito Santo de Deus,está sim é a dependência sadia e que Deus na sua infinita Misericórdia nos abençõe,Hoje e sempre assim seja.Amém

Um comentário:

  1. Jovens,devemos aproveitar a vida, mas de maneira sdia ,de forma sábia.
    Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus, que é proclamada, para que tenhamos sabedoria para conduzir nossa vida.

    ResponderExcluir