segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Eucaristia

"Eucaristia:sacramento de amor e de unidade banquete pascal,alimento da alma e penhor da glória futura"

Sacrifício Eucarístico:Renovação Perpétua do Sacrifício da Cruz e Memorial da Morte e Ressurreição de Cristo.

“A Unidade dos fiéis que constituem um só Corpo em Cristo(CF1 Cor10,17),é simultâneamente significada e realizada pelo Sacramento do Pão Eucarístico. Todos os homens são chamados a esta união com Cristo,luz do mundo de quem procedemos, por quem vivemos e para o qual tendemos.”(LG,Nº3)

“Porém,A Santa Igreja,assim como nos seus primórdios juntando o Ágape à Ceia Eucarística, se manifestava tôda unida pelo vínculo da caridade em tôrno de Cristo,assim a qualquer tempo é reconhecida por éste sinal de Amor.”(AA,nº8)

Num banquete,os convivas observam as boas maneiras e conversam com jovialidade.Os fiéis não conversam na Igreja uns com os outros, mas a Eucarístia os induzira a uma grande delicadeza mútua e os fortalecerá na compreensão e na abertura para o diálogo.Ao deixarmos a Igreja,depois da Missa,não somos como aquêles que saem de uma sala de cinema nas grandes cidades, indivíduos, sem nomes, desconhecidos uns dos outros; pelo contrario, nós nos conhecemos e temos um nome:Irmãos.No centro da liturgia divina,deparamos com a “Liturgia Do Próximo.”

Quando Dizemos “Pai Nosso,” Em vez de “Meu Pai,”por ordem de Cristo,é para compreendermos que não podemos olhar para o Pai sem olharmos também para os Irmãos que estão ao nosso lado.

“Cristo…Opera continuamente no mundo para levar os Homens À Igreja e , por meio dela, unilos mais intimamente a si e alimentando-os com próprio corpo e sangue, faze-los participantes de sua vida Gloriosa.”(LG.Nº48)

A Comunhão devota e frequente: fonte de caridade e instrumento Eucarístico Indispensável de Santificação.

O Alimento Eucarístico : penhor da vida Gloriosa e prelibação do banquete Celeste.

Cada domingo é uma festa Litúrgica da nova Páscoa. celebrando piedosamente, o domingo constitui uma fonte de alegria Cristã e um testemunho eficaz. Perante o mundo materialista de nossa esperança na vida futura.

Mais ainda: ele nos torna,desde já, integrantes do Reino Dos Céus.”Antes do pecado original — Disse o Padre Romano Guardini No II Congresso Nacional Francês de Pastoral Liturgica, realizado em Lyon em setembro de 1947_Quando o trabalho não era obrigação servil;o repouso nada mais significava senão o reconhecimento;por parte do homem;de sua dependência do criador.Com a interrupção do trabalho servil;devemos readquirir a vocação da liberdade, o que se verifica precisamente no Domingo;dia em que se celebra o Mistério Central do Cristianismo,com a comemoração da Ressurreiçao de Cristo e de sua promessa.

E na vida eterna, quando Cristo estará inteiro em todos e nada de servil restará nos eleitos, será eternamente Domingo e participaremosdo repouso de Deus.

“Toda a legitima celebração da Eucaristia é dirigida pelo Bispo, a quem se conferiu o dever de oferecer à Divina Majestade o culto da religião Cristã e administrá-lo segundo os preceitos do Senhor e as leis da Igreja determinadas ulteriormente, para a Diocese, por seu Juizo particular.”(Lg.nº26)

Na celebração da liturgia”os Presbíteros ligam-se hierárquicamente e de vários modos ao Bispo é Assim; de certa maneira, o tornam presente em cada Assembléia de fieis.”(POnº5)

É Principalmente na Eucaristia que o Bispo exerce a plenitude do Sacerdócio comunicado por Cristo.

A Igreja vive e cresce devido à Eucaristia e sob a direção do Bispo.

Jesus disse:”Eu sou o pão da vida.Quem vem a mim não terá mais fome;e quem acredita em mim nunca mais terá sede.Eu já disse:vocês me viram e não acreditaram.Todos aqueles que o Pai me dá;virão a mim.E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim;pois eu desci do céu;não para fazer a minha própria vontade;e sim para fazer a vontade daquele que me enviou.E a vontade daquele que me enviou é esta:que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu;mas que eu os ressuscite no último dia.Esta é a vontade do meu Pai:que todo homem que vê o Filho e nele acredita;tenha a vida eterna;e eu o ressuscitarei no último dia.”As autoridades dos Judeus começaram a criticar;porque Jesus tinha dito:”Eu sou o pão que desceu do céu”.E comentavam:”Esse Jesus não é o Filho de José?Nós conhecemos o pai e a mãe dele.Como é que ele diz que desceu do céu?”Jesus respondeu:”Parem de criticar.Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai;e eu o ressuscitarei no último dia.Está escrito nos profetas:Todos os homens serão instruídos por Deus.Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim.Não que alguém já tenha visto o Pai.O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus.Eu garanto a vocês:quem acredita possui a vida eterna.Eu sou o pão da vida.Os pais de vocês comeram.Eis aqui o pão que desceu do céu:quem dele comer nunca morrerá.”E Jesus continuou:”Eu sou o pão vivo que desceu do céu.Quem come deste pão viverá para sempre.E o pão que eu vou dar é a minha própria carne;para que o mundo tenha a vida.”As autoridades dos Judeus começaram a discutir entre si:”Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?”Jesus respondeu:”Eu garanto a vocês:se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue;não terão a vida em vocês.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna;e eu o ressuscitarei no último dia.Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele.E como o Pai;que vive;me enviou e eu vivo pelo Pai;assim;aquele que me receber como alimento viverá por mim.Este é o pão que desceu do céu.Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram.Quem come deste pão viverá para sempre.”Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.(Jo6;35-59)

Quando chegou a hora;Jesus se pôs à mesa com os apóstolos.E disse:”Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal;antes de sofrer.Pois eu lhes digo:nunca mais a comerei;até que ela se realize no Reino de Deus.”Então Jesus pegou o cálice agradeceu a Deus;e disse:”Tomem isto;e repartam entre vocês;pois eu lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira;até que venha o Reino de Deus.”A seguir;Jesus tomou um pão;agradeceu a Deus;o partiu e distribuiu a eles;dizendo:”Isto é o meu corpo;que é dado por vocês.Façam isto em memória de mim.”Depois da ceia;Jesus fez o mesmo com o cálice;dizendo:”Este cálice é a nova aliança do meu sangue;que é derramado por vocês.(Lc22;14-20)

Eu acredito na Real presença de Jesus na Eucaristia;pois foi através dela que consegue libertar do meu vicio da bebida.Amém

Um comentário:

  1. Realmente a Eucaristia nos liberta de todo mal. É o próprio Jesus que faz morada em nós. Como nosso amigo João que foi liberto do vício da bebida, todos que receberem Jesus Eucarítico, tendo antes se confessado dos seus pecados com um sacerdote, também alcançará muitos milagres e o maior deles é Jesus que se dá num pedaço de pão, por amor a todos sem distinção. Por isso não devemos faltar as missas, principalmente aos domingos e dias santos, pois estamos nos fortalecendo espiritualmente para vencermos as batalhas, que estão presentes na vida de todos os Critãos. Obrigada por nos revelar o significado da eucaristia e pelo seu testemunho de libertação. Tenha uma ótima semana. Abraços.

    ResponderExcluir